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Um ano do Tarifa 10: benefício transforma a vida de mais de 100 mil pessoas em Manaus

Hoje, água é universalizada na capital, e população vulnerável tem acesso a serviço com valor fixo de R$ 10.

Água é sinônimo de saúde e de dignidade. Levar água tratada para as pessoas e coletar o esgoto para que este líquido possa retornar à natureza livre de contaminação vai além da implantação das estruturas de redes de água e esgoto. Esse processo de transformação de uma cidade também passa pela atenção com as comunidades. Em Manaus, a implantação do Tarifa 10 é um símbolo desse olhar para a população vulnerável. Nesta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, o programa pioneiro completa um ano de lançamento, com mais de 100 mil pessoas alcançadas.

O benefício é destinado a famílias ocupantes de residência cadastrada na faixa de renda na linha da pobreza do CadÚnico. O Tarifa 10 estabelece um valor fixo de R$ 10 nas contas de água e de esgoto. O desconto é concedido mediante consumo de até 15 mil litros de água tratada (quinze metros cúbicos) por mês. O programa é resultado de uma parceria entre a Águas de Manaus e a Prefeitura de Manaus.

A tarifa fixada em R$ 10 representa o primeiro comprovante de residência para muitas pessoas. No caso da venezuelana Denylze Veliz, de 53 anos, o documento é sinônimo de dignidade em uma nova terra. Em Manaus há dois anos, ela é moradora da comunidade Cidade Alta, na zona Leste, e está cadastrada na Tarifa 10. “Eu pagava R$ 130, R$ 140, então foi uma grande ajuda. Sem água de qualidade, não há vida, mas também é importante ter um documento com o seu nome, o seu endereço, e hoje tenho isso”, conta.

O comprovante de residência também fez a diferença na vida da artesã Maira Mura, moradora do Parque das Tribos, comunidade no Tarumã, Zona Oeste da capital. “Com esse documento, eu pude fazer a inscrição das escolas dos meus filhos, fazer concurso, me inscrever em cursos… Me formei em Técnica em Enfermagem Indígena e usei o comprovante”, afirma a artesã.

A artesã já morava no local há quatro anos quando a água tratada chegou ali. Antes disso, ela precisava pegar o líquido em uma cacimba. “Tinha que ficar na fila e esperar pra lavar roupa, tomar banho. Por ser uma comunidade muito grande, demorava, então era muito difícil. Às vezes, dava 10 da noite e a gente ainda não tinha tomado banho”, lembra.

Após a chegada da água, Maira também comemorou a inserção na Tarifa 10. Ela sempre defendeu o consumo consciente, e sentiu a diferença ao pagar R$ 10 na conta de água todos os meses, o que já acontece desde o lançamento da tarifa, há um ano.

“Antes da tarifa, muitas vezes eu não tinha o dinheiro para pagar minha conta, e demorava uns dois ou três dias. Com esse benefício, é um valor menor, e o que ia antes para a conta de água agora vai para a compra de uma vestimenta, de um alimento. É muito bom ter a certeza de que vai ser R$ 10 todo mês”, conta.

Moradora do Parque das Tribos há dez anos, a dona de casa Sâmia Gonzaga viu o valor conta de água reduzir mais de 80% com o cadastro na Tarifa 10. “A minha tarifa de água estava além do que eu podia pagar. Costumava dar uns R$ 75 reais, e agora tenho essa economia. A Tarifa 10 foi uma ajuda grande, porque moro com meu marido e meus três filhos, e não temos renda fixa. É muito gratificante abrir a torneira e ter água limpa para cozinhar, lavar roupa e, claro, matar a sede!”, sintetiza.

Serviços

Desde que começou a atuar na capital amazonense, a Águas de Manaus já beneficiou mais de 200 mil pessoas com acesso à água tratada e certificada dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Recentemente, a concessionária lançou o programa Trata Bem Manaus, que traça um plano de expansão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, com universalização em menos de dez anos.

“Manaus é destaque no que diz respeito à tarifa social. Primeiro com a Tarifa Manauara, que estabelece desconto de 50%, e, desde o ano passado, com a Tarifa 10, a cidade virou referência no tema. Isso é muito importante e significativo, porque entendemos que saneamento básico é dignidade. É levar saúde e bem estar para as pessoas, e, assim, proporcionar uma transformação conjunta”, afirma o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.

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