Blitz Amazônico
Educação

UEA recebe credenciamento do Capda para investimento em pesquisa e inovação

Em uma demonstração de seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento regional, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) marcou presença na 73ª Reunião Ordinária do Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda).

No evento realizado de forma virtual, os comitentes aprovaram o credenciamento para o Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (Cesit/UEA). Esse credenciamento abre portas para investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), por meio da Lei de Informática, impulsionando a capacidade da universidade de contribuir para a transformação tecnológica e econômica da Amazônia.

O reitor da UEA, André Zogahib, expressou sua satisfação com o reconhecimento nacional: “A instalação da primeira incubadora de startups fora de Manaus é um feito que destaca nosso comprometimento com a promoção de um ambiente empreendedor e tecnológico em toda a região. Estamos felizes em contribuir para o desenvolvimento e a promoção de iniciativas inovadoras que impulsionam o progresso na Amazônia”, destacou.

Um dos pontos altos da reunião foi a apresentação dos resultados do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (PPEI) coordenado pela Softex Amazônia, no qual a UEA desempenha papel fundamental na formação e capacitação de profissionais, impulsionando o empreendedorismo e a inovação na região.

O diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual da UEA, Antônio Mesquita, ressaltou as oportunidades que o credenciamento irá proporcionar à universidade. “O credenciamento e a participação em programas de PD&I abrem novas perspectivas para nossa instituição. Com a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre a Suframa e a Softex, estamos nos preparando para enfrentar novos desafios e contribuir ainda mais para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da região amazônica”, finalizou.

FOTOS: Arquivo/UEA

Post Relacionado

Servidores da Secretaria de Educação participam do curso “Gestão de Convênios Públicos”

blitzamazonico

Com apoio do Governo do AM, alunos do Ensino Médio desenvolvem boné automatizado para auxiliar deficientes visuais

EDI FARIAS

Rede estadual de ensino promove reunião orientativa sobre o ano letivo 2024

EDI FARIAS