As atrações anunciadas pela Prefeitura de Presidente Figueiredo, para a Festa do Cupuaçu 2025, não causou nenhum impacto. Isso pode ser constatado na rede hoteleira do município.
A uma semana da festa, hotéis e pousadas estão completamente sem reservas, o que não acontecia a pelo menos quatro anos. Geralmente essa época as vagas já eram limitadas e o comercio se preparava para receber os turistas.
Artistas pouco conhecidos e uns desconhecidos não conseguiram emplacar uma boa procura e estão levando a tradicional festa “Ladeira Abaixo” Nomes como Ju Marques e Mariana Fagundes fazem parte das atrações, mas são desconhecidas do grande público e não causou nenhuma repercussão nos turistas e nem mesmo na população.
Outra atração anunciada pelo secretário de eventos de Presidente Figueiredo Nito Cordeiro, que é cunhado do prefeito Fernando Vieira, foi Nadson “O Ferinha”, conhecido por cantar sucessos de outros artistas, como Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima, Paula Fernandes, Henrique & Juliano e Dilsinho.
As atrações anunciadas, não se comparam com atrações de outros anos, que levou para a terra das cachoeiras, Natanzinho, Xandy Avião, Joelma, Léo Magalhães e João Gomes. No Urubuí balneário público da cidade, Pablo do Arrocha, bateu recorde de público, lembrando que a atração foi no domingo, quando a maioria dos turistas, já se prepara para deixar a cidade. A festa também reservava um lugar confortável para as atrações locais.
A ex- secretaria de turismo de Presidente Figueiredo Kamila Fernanda, a época cadastrou hotéis e pousadas na cidade e fez um levantamento de leitos e trabalhou nisso, para o sucesso da festa, ela também conseguiu trazer os autônomos para o cadastro municipal, para atuarem de forma organizada nos eventos da cidade.
Alguns donos de pousadas criticaram a coordenação da festa, pedindo para não serem identificados, com medo de represália, afirmaram, o Carnachoeira e a festa do Cupuaçu são momentos único e que movimentam a economia, mas o carnachoeira foi fraco e Cupuaçu vai seguir o mesmo fracasso. “Estão gastando muito dinheiro, com artistas desconhecidos e deixando os comerciantes no prejuízo”, disse.
O dono de uma das pousadas mais antigas da cidade, disse que reformou o local e ampliou, mas o retorno ainda não apareceu. “Não tivemos reservas e vamos ter que ficar no prejuízo, pois nem para os jornalistas que sempre vinham, para cobrir a festa a prefeitura reservou apartamentos”, concluiu.
A festa do cupuaçu acontece nos dias 1,2 3 de agosto e desde abril a prefeitura divulga as atrações sem resultado. Ainda tentamos contato com o secretário de Turismo de Figueiredo, o fotógrafo André Amazonas, mas não conseguimos respostas.