Blitz Amazônico
Cidadania

Tradicional Festa do Cupuaçu vai de “ladeira abaixo”

As atrações anunciadas pela Prefeitura de Presidente Figueiredo, para a Festa do Cupuaçu 2025, não causou nenhum impacto. Isso pode ser constatado na rede hoteleira do município.

A uma semana da festa, hotéis e pousadas estão completamente sem reservas, o que não acontecia a pelo menos quatro anos. Geralmente essa época as vagas já eram limitadas e o comercio se preparava para receber os turistas.
Artistas pouco conhecidos e uns desconhecidos não conseguiram emplacar uma boa procura e estão levando a tradicional festa “Ladeira Abaixo” Nomes como Ju Marques e Mariana Fagundes fazem parte das atrações, mas são desconhecidas do grande público e não causou nenhuma repercussão nos turistas e nem mesmo na população.

Outra atração anunciada pelo secretário de eventos de Presidente Figueiredo Nito Cordeiro, que é cunhado do prefeito Fernando Vieira, foi Nadson “O Ferinha”, conhecido por cantar sucessos de outros artistas, como Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima, Paula Fernandes, Henrique & Juliano e Dilsinho.

As atrações anunciadas, não se comparam com atrações de outros anos, que levou para a terra das cachoeiras, Natanzinho, Xandy Avião, Joelma, Léo Magalhães e João Gomes. No Urubuí balneário público da cidade, Pablo do Arrocha, bateu recorde de público, lembrando que a atração foi no domingo, quando a maioria dos turistas, já se prepara para deixar a cidade. A festa também reservava um lugar confortável para as atrações locais.

A ex- secretaria de turismo de Presidente Figueiredo Kamila Fernanda, a época cadastrou hotéis e pousadas na cidade e fez um levantamento de leitos e trabalhou nisso, para o sucesso da festa, ela também conseguiu trazer os autônomos para o cadastro municipal, para atuarem de forma organizada nos eventos da cidade.

Alguns donos de pousadas criticaram a coordenação da festa, pedindo para não serem identificados, com medo de represália, afirmaram, o Carnachoeira e a festa do Cupuaçu são momentos único e que movimentam a economia, mas o carnachoeira foi fraco e Cupuaçu vai seguir o mesmo fracasso. “Estão gastando muito dinheiro, com artistas desconhecidos e deixando os comerciantes no prejuízo”, disse.

O dono de uma das pousadas mais antigas da cidade, disse que reformou o local e ampliou, mas o retorno ainda não apareceu. “Não tivemos reservas e vamos ter que ficar no prejuízo, pois nem para os jornalistas que sempre vinham, para cobrir a festa a prefeitura reservou apartamentos”, concluiu.

A festa do cupuaçu acontece nos dias 1,2 3 de agosto e desde abril a prefeitura divulga as atrações sem resultado. Ainda tentamos contato com o secretário de Turismo de Figueiredo, o fotógrafo André Amazonas, mas não conseguimos respostas.

Post Relacionado

Escola da zona Sul recebe projeto de Educação de Trânsito da Prefeitura de Manaus

Victória Farias

Prefeitura de Manaus entrega certificados de cursos a moradores da Reserva do Tupé

Victória Farias

Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Primeiro emprego a gente nunca esquece’ em escola da zona Norte

Patrick