Blitz Amazônico
TCE_AM

​TCE-AM sediará XXI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas; inscrições estão abertas

O uso de tecnologias, como drones e ferramentas de georreferenciamento, para fiscalizar obras em áreas de difícil acesso da Amazônia, será um dos destaques do XXI Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas (Sinaop), que será sediado pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), entre os dias 18 e 22 de agosto de 2025.

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e reunirá em Manaus especialistas, gestores públicos e representantes de tribunais de contas de todo o país.

Com o tema “Auditoria e Governança: Garantindo Eficiência e Transparência nas Obras Públicas”, o simpósio já está com inscrições abertas até o dia 30 de junho de 2025, pelo site www.ibraop.org.br/xxi-sinaop. Os participantes terão acesso a certificado de 40 horas, material exclusivo (como planilhas de auditoria e modelos de relatórios) e gravações das palestras.

A conselheira-presidente do TCE-AM, Yara Amazônia Lins, destacou a relevância da Corte de Contas amazonense sediar um evento técnico desta magnitude. “Será uma honra receber o XXI Sinaop, um encontro que traz para o centro do debate temas cruciais sobre a boa gestão dos recursos públicos, como a eficiência e a transparência na execução de obras. É por meio da auditoria que verificamos se o dinheiro da população está sendo bem aplicado, especialmente em uma região como a nossa, que possui desafios únicos relacionados à infraestrutura e à preservação ambiental”, afirmou a presidente.

A escolha de Manaus como sede reforça a necessidade de discutir as especificidades da fiscalização de obras em contextos como áreas indígenas, comunidades ribeirinhas e zonas de proteção ambiental, realidade presente em muitos municípios do estado.

PROGRAMAÇÃO

A programação inclui, além das palestras técnicas, demonstrações práticas de tecnologias já utilizadas pelo TCE-AM, como drones e softwares de georreferenciamento, que permitem o monitoramento remoto de obras públicas. Representantes do Ministério Público também participarão de debates sobre parcerias institucionais que aceleram investigações de possíveis irregularidades.

MUNICÍPIOS

Para os municípios amazonenses, haverá um workshop específico com capacitações voltadas a gestores públicos, ampliando a formação técnica de quem atua diretamente na linha de frente da administração de obras.

O Simpósio é voltado a servidores e dirigentes de Tribunais de Contas, órgãos de controle e instituições públicas das esferas federal, estadual e municipal, além de profissionais do setor privado que atuem na gestão, fiscalização ou execução de obras públicas.

Foto: Joel Arthus

Post Relacionado

​Comitê de Enfrentamento às Queimadas realiza reunião para alinhar estratégias no TCE-AM

victoria Farias

​Presidente, conselheiros e servidores do TCE-AM participam de evento nacional sobre Controle Externo e Gestão Pública

victoria Farias

ECP-AM promove curso sobre planejamento e avaliação de políticas públicas com foco na educação para servidores da PMAM

blitzamazonico