A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) iniciou a implementação das ações do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social no município de Maraã (a 640 quilômetros de Manaus). A ação faz parte do programa Amazonas mais Seguro e segue uma determinação do governador Wilson Lima, e tem como objetivo proporcionar mais segurança para a população amazonense nos 62 municípios do estado.
A equipe da SSP-AM, que esteve na cidade entre a última terça-feira (14/2) até esta quarta-feira (16/2), foi composta por técnicos do Gabinete de Relações Institucionais (GRI) e do Departamento de Prevenção à Violência (DPV).
De acordo com o chefe do GRI, José Camilo da Silva, nessa primeira fase em Maraã, foi realizada reunião de trabalho com representantes dos órgãos estaduais de segurança pública, de educação e de órgãos da prefeitura municipal.
“Na pauta foram discutidos os principais fatores que serão trabalhados ao longo do ano, como criação da Secretaria Municipal de Segurança e Guarda Civil, capacitação, instituição de um gabinete de gestão integrada municipal, sistemas de radiocomunicação e de monitoramento, além da celebração de acordos de cooperação”, informou Camilo.
DPV
A equipe do DPV realizou palestras para 903 alunos da rede pública de ensino, na Escola Estadual Benta Solartes, sobre prevenção a violência, ao uso de drogas, bullyng entre outros temas.
A ação iniciou as atividades do DPV nas escolas e por determinação do Secretário de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, as ações sociais devem passar por todo o interior do estado do Amazonas, como explica o coordenador de ações do DPV, João Ricardo.
“Estamos iniciando nossos trabalhos letivos em 2023 e já alcançando um grande efetivo de alunos chegando a mais de 900. É uma determinação do nosso secretário, para que atuemos no interior com mais abrangência e também aproveitamos para iniciar as ações do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, de forma integrada com o município de Maraã”, completou o coordenador.
Comunidade Indígena
A equipe também visitou a comunidade indígena Kanamari, localizada a 5 quilômetros da sede do município, a fim de levar as informações àquele povoado. A participação dos indígenas foi bem ativa, em que agradeceram pela presença da SSP e pelas boas notícias levadas à aldeia.
O próximo passo no município será levar ações práticas de prevenção e estruturação dos órgãos para implantar mais segurança à população. A expectativa, conforme explicou o coordenador do DPV, é que as cheguem em outras comunidades indígenas.
“Novas ações já estão programadas e vamos seguir avançando pelo interior do nosso estado”, afirmou.
FOTOS: Divulgação/SSP-AM