Blitz Amazônico
Economia

Setemp avançou em números de serviços realizados em 2023

A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), registra um crescimento em serviços realizados, no período de janeiro a dezembro de 2023, em comparação com o ano de 2022. Com um total de 5.909 vagas disponibilizadas em um ano, a secretaria teve um avanço de 90%, em relação ao ano anterior, que divulgou 4.774 vagas de trabalho.

De janeiro a dezembro foram encaminhadas mais de 8.859 pessoas para entrevistas de emprego, e 1.410 pessoas foram admitidas pelas empresas parceiras durante esse ano.

A estimativa para este ano é oferecer mais vagas de emprego pelo Sine Amazonas, e mais pessoas sejam encaminhadas para entrevistas, além de firmar parcerias para realização de cursos de qualificação para a população do estado.

Somente de janeiro a dezembro de 2023, o setor de atendimento ao público do Sine Amazonas, realizou mais de 25.563 atendimentos referentes aos serviços de: Cadastro de Emprego, Solicitação do Seguro-Desemprego, Carteira de Trabalho Digital e Currículos recebidos.

Para o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Paulo Gilson, esses números são significativos, e isso é resultado de um trabalho intenso realizado pela Setemp.

“Saber que o trabalho realizado neste ano gerou resultados superiores é uma demonstração de que o Governo do Estado está no caminho certo, focado nas pessoas, na geração de emprego, e no desenvolvimento econômico. Nosso trabalho é incansável, porque sabemos da importância de o cidadão conquistar uma oportunidade de emprego, por isso, a Setemp busca parcerias contínuas em prol da população”, disse Paulo.

Para o ano de 2024, os projetos da Setemp, por meio do Sine Amazonas, são novas agências de atendimento do Sine Amazonas, a Casa do trabalhador, e a inauguração das Agência do Sine Amazonas nos municípios de Parintins e Autazes. Além de dobrar a oferta de vagas em todo estado.

Qualificação

A Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp) ofereceu mais de 12.930 vagas de cursos de qualificação em parceria com instituições de ensino e com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), mais de 137 cursos de qualificação foram ofertados e os mais procurados foram os de Treinamento Básico Operacional (TBO), e Informática básica e avançada.

Artesanato

O Departamento de Artesanato e Economia Solidária (Daes), de janeiro a outubro de 2023 realizou cerca de 2.860 atendimentos, além disso os artesãos do estado arrecadaram esse ano mais de R $ 5.186.944,00, em peças comercializadas, o destaque maior de comercialização ficou para 18ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, em Parintins, que arrecadou R$ 969.959,00. Já na Economia Solidária, através da parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), foram liberados mais de R$ 643.900,00 mil reais para empreendedores do Amazonas.

Vale ressaltar que no ano de 2023 o Departamento de Artesanato e Economia Solidária, esteve em 27 municípios levando os serviços que compete ao setor e o segmento do artesanato.

De acordo com o secretário da Setemp, Paulo Gilson, o resultado positivo se deve a participação dos artesãos em feiras e eventos.

“Somos gratos a todos os artesãos por acreditarem no trabalho que desenvolvemos, tem sido gratificante ver o nosso estado ganhando cada dia mais espaço e reconhecimento através das belezas apresentadas pelos nossos artesãos” disse.

FOTOS: Henrique Miranda/Setemp

Post Relacionado

Indústria nacional recua 0,6% em agosto

Redator

Gasolina volta a subir e bate novo recorde nesta semana, aponta ANP

Shayenne

Ipiranga publica hoje segundo Relatório de Sustentabilidade com avanços na agenda ESG

Redação