Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Servidores da Prefeitura de Manaus terão recomposição salarial e banco de dados unificados

Os servidores da Prefeitura de Manaus da área não específica e os contratados, sob os Regimes de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e de Direito Administrativo (RDA), terão uma recomposição salarial referente a períodos de apuração específicos de cada categoria. Além disso, a partir de agora, todas as bases de dados da administração direta e indireta passam a ser unificadas. A medida, considerada histórica para os servidores, foi assegurada com a aprovação, nesta segunda-feira, 14/4, pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), dos Projetos de Lei nº 143/2025, 144/2025 e 145/2025, que seguirão à sanção do prefeito David Almeida.

Com a padronização, há apenas uma negociação geral, otimizando os trâmites administrativos e reduzindo a burocracia. No caso dos servidores das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), o calendário será diferenciado, com a recomposição prevista para o mês de junho. A busca da iniciativa garante maior previsibilidade orçamentária e otimização da gestão dos recursos financeiros do município, assegurando maior eficiência ao processo de reajuste salarial dos servidores.

“Desde o início, nossa gestão entende que os servidores são peças fundamentais para que os projetos e ações sejam bem-sucedidos. Por essa razão, temos a preocupação de, sempre que possível, adotar medidas que valorizem essa contribuição, confirmando essa importância. E isso passa, também, pela questão financeira, por meio das remunerações justas a cada um deles”, explicou o prefeito David Almeida.

O impacto financeiro anual dos reajustes é de aproximadamente R$ 11,5 milhões.

Recomposição

No caso dos servidores específicos da área não específica, o percentual de reajuste será de 3,20%, sendo 1,62% referente ao período de apuração de junho a dezembro de 2023; e os outros 1,58% ao período de apuração de janeiro a março de 2024, com efeitos financeiros a contar de 1º de janeiro de 2025.

Para os servidores contratados pela RDA, o reajuste total será de 7,91%, dos quais 6,33% referentes a outubro/2022 a dezembro/2023; e 1,58% do período de janeiro a março de 2024, a contar da data de publicação.

Os servidores contratados sob regime da CLT terão correção de 6,85%, composta por 5,27% referente ao período de dezembro de 2022 a dezembro de 2023; e 1,58% ao período de janeiro a março de 2024 também a contar da data de publicação.

Semef

Os servidores da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) serão beneficiados com um reajuste salarial total de 6,2% neste ano, conforme o Projeto de Lei nº 146/2025, de autoria do Executivo municipal. O texto teve parecer favorável na 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Conforme o texto, o reajuste será dividido em duas parcelas: a primeira, de 4,62%, referente ao período aquisitivo de janeiro a dezembro de 2023, e a segunda, de 1,58%, correspondente ao acumulado de janeiro a março de 2024. O valor do ponto fazendário também será atualizado para R$ 11,62. Os efeitos financeiros terão vigência a partir de 1º de janeiro de 2025, com exceção da Gratificação Técnica Fazendária (GTF), que será aplicada a partir da publicação da nova lei.

O secretário da Semef, Clécio Freire, comemorou a decisão. “É com muita satisfação e alegria que a gente vem comunicar que os servidores da Semef serão contemplados com dois reajustes. O primeiro reajuste faz menção ao período aquisitivo de janeiro a dezembro de 2023, no qual deveria ter sido concedido lá atrás, em 2024. Este percentual vai ser da ordem de 4,62%”, afirmou.

Freire destacou, ainda, a unificação do gatilho salarial para todas as categorias da prefeitura. “Doravante, o gatilho salarial vai ser único. Agora, em março, teremos a linha de corte de 2025, onde serão concedidos o reajuste 2024-2025. A Prefeitura de Manaus passa a estar adimplente com todos os gatilhos salariais de seus servidores. Isso é motivo de muito orgulho e satisfação”.

O PL de reajuste dos servidores da Semef foi elaborado em conformidade com a Lei Municipal nº 1.955/2014 e a Lei nº 3.293/2024, que estabelece uma base de dados unificada em 1º de junho para todos os servidores municipais. Em anos eleitorais, os reajustes serão parcelados em abril e junho.

A medida visa garantir a recomposição do poder aquisitivo dos servidores, alinhando-se aos princípios de legalidade e transparência na administração pública. “É uma forma de mantermos nosso servidor motivado, com sua recomposição salarial em dia”, concluiu o secretário.

Post Relacionado

Prefeitura realiza obras de recuperação asfáltica na zona Norte

Victória Farias

Prefeitura de Manaus lança programa para facilitar regularização de impostos

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus realiza workshop para idosos atendidos pelo Cras

victoria Farias