Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Servidores da Educação Especial da Prefeitura de Manaus são os primeiros a participar do curso de ‘Primeiros Socorros’ de 2025

Até junho deste ano, a Prefeitura de Manaus , por meio da Secretaria Municipal de Educação ( Semed ), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), capacitará profissionais de educação com o curso de primeiros socorros. Nesta terça-feira, 27/5, os servidores do Centro Municipal de Educação Especial (Cmee) Yumi Odani , localizados no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, foram o público-alvo da ação. A formação ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na avenida Maceió, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O objetivo do curso é capacitar profissionais da rede municipal de ensino para que saibam como agir em emergências e urgência, evitando que pequenos incidentes evoluam para casos mais graves. A iniciativa também atende ao que determina as Leis nº 13.722/2018 (federal) e nº 2.993/2022 (municipal), que tornam obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de instituições de ensino público e privado.

A ação é promovida pela Coordenadoria de Treinamento da Divisão de Pessoal da Semed , em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional ( Espi ) e o Samu/Manaus.

Desde 2023, a Semed vem realizando formações externas para primeiros socorros. De acordo com o coordenador de treinamentos da secretaria, Ray Câmara, quase 3 mil servidores já foram capacitados até o momento.

“Iniciamos hoje e seguiremos até dia 18 de junho, capacitando servidores das escolas e das Divisões Distritais Zonais ( DDZs ). Neste primeiro semestre, vamos capacitar ainda o Cmme Delano Almeida, as DDZ s e os Centros Municipais de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp s ) Sul, Oeste, Rural e Norte. Vamos finalizar este primeiro ciclo de formação com a DDZ e o Cemasp Leste 1. Nosso objetivo é preparar o servidor para atuar como socorrista, em caso de sinistro, ele possa intervir até a chegada do Samu”, explicou o coordenadora Ray Câmara.

A chefe do Núcleo de Educação e Urgência do Samu, enfermeira Leda Sobral, que contribuiu parte das orientações durante a capacitação, destacou a importância de ter profissionais habilitados nas escolas.

“É fundamental que eles saibam como proceder diante de uma urgência ou emergência até que o Samu chegue, garantindo assim o controle do problema e evitando o agravamento da situação, inclusive a perda de vidas. Sabemos que as ocorrências com crianças são ocasionais, por isso é essencial que esse tipo de capacitação seja realizada, conforme previsto na legislação”, afirmou a enfermeira.

Para a psicóloga do Cmee Yum i Odan i , Erika Simões, esse tipo de capacitação é essencial, pois permite salvar vidas tanto no ambiente escolar quanto fora dele.

“O conhecimento para lidar com urgências médicas é essencial para todos nós da rede municipal de ensino, seja no atendimento aos nossos alunos ou às nossas famílias em uma emergência. A partir desse conhecimento, podemos salvar vidas. Por isso, essa formação é tão importante”, concluiu a psicóloga.

Foto – Eliton Santos/Semed

Post Relacionado

Conselho Municipal de Saúde promove mobilização para eleger representantes

victoria Farias

Prefeitura apoia evento ‘RefugiArtes’ em celebração ao Dia Mundial do Refugiado

blitzamazonico

Casa de Praia Zezinho Corrêa comemora 40 anos de carreira do cantor Cileno

blitzamazonico