Blitz Amazônico
Amazonas

Sepror em parceria com OCB/AM fortalece o cooperativismo entre produtores rurais em Manacapuru

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), por meio do Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário (Nucap), concluiu nesta quarta-feira (22/05), em Manacapuru (a 57 quilômetros de Manaus), as visitas que fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-AM). O acordo visa fomentar o cooperativismo, incluindo a regularização documental das entidades que representam produtores rurais em todo o estado.

Ao todo, 19 visitas foram realizadas em seis municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

No município de Manacapuru, a primeira entidade visitada foi a Cooperativa dos Produtores de Malva e Juta (Coiperjuta), que apresentou as demandas estruturais, técnicas e documentais dos cooperados. “Nossa missão é ouvir, entender e buscar soluções para os produtores. O que os representantes das cooperativas e associações nos trazem é elencado e encaminhado. Desenvolver o setor primário é um constante trabalho do Governo do Amazonas, nesse caso em parceria com a OCB/AM”, explicou Raimundo Machado, do Nucap.

Para Verônica Silva, presidente da Cooperjuta, diante do cenário de estiagem que se aproxima, é preciso se adiantar nas soluções de diversos problemas, pois os desafios serão iguais ou maiores do que os enfrentados em 2023. “Estamos esperançosos com a vinda da equipe da Sepror, porque conseguimos expor nossas necessidades. Estarmos plenamente com nossos documentos é um passo importante”, agradece Verônica.

A segunda entidade visitada foi a Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru (Comapem), do Ramal Acajutiba km 68 da Rodovia Manoel Urbano, que tem 250 produtores cooperados, com alta produção de frutas e hortaliças.

Até 11 de junho será a data limite para a entrega do relatório oficial contendo todas as demandas que foram apresentadas durante as visitas.

Programas como Pro-mecanização, Pro-calcário e S.O.S. Vicinais foram reapresentados aos cooperados, que precisam estar aptos para acessar.

“Nós do Sistema Sepror estamos nessas visitas ouvindo os produtores e os orientando quanto aos documentos e procedimentos que garantirão acesso ao que eles precisam”, concluiu Franey Guimarães da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola e Florestal do Amazonas (Seapaf/Sepror).

FOTOS: Nailson Castro / Sepror

Post Relacionado

Operação Natal Feliz: mais de 25 mil passageiros utilizaram os transportes intermunicipais

EDI FARIAS

Defesa Civil do Amazonas realiza primeiro teste com Aplicativo Agente na Comunidade do Catalão, em Iranduba

EDI FARIAS

‘Aulas Seguras’: Em cinco dias, Ipem-AM apreende quase 4 mil artigos escolares irregulares no comércio de Manaus

EDI FARIAS