Blitz Amazônico
Política

Senado conclui votação da reforma tributária; Braga garante criação de Fundo para Estados da Amazônia Ocidental

“Se o receio é que aprovação da PEC acarrete aumento de carga tributária, temos a convicção de que o modelo garante que isso não ocorrerá”, disse Eduardo Braga

O Senado concluiu ontem (08/11) a votação da PEC da reforma tributária ao aprovar em dois turnos a proposta relatada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM). De olho no desenvolvimento dos estados da Região Norte, Braga manteve acordo que incluiu no texto uma mudança para atender a demanda específica dos estados da Amazônia Ocidental e do Amapá com áreas de livre comércio.

“Por lei complementar, será instituído Fundo de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia ocidental e do Amapá, que será constituído com os recursos da União e por ela gerido, com a efetiva participação desses estados na definição de políticas com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a diversificação das suas atividades econômicas”, propôs Braga.

Reforma Tributária

A essência da PEC está na simplificação de tributos e do modelo em funcionamento no país. O texto, de relatoria de Eduardo Braga, prevê a substituição de cinco tributos (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins) por três: Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e Imposto Seletivo (IS). A proposta também prevê isenção de produtos da cesta básica e uma série de outras medidas.

O relator destacou que a proposta não vai representar aumento de carga tributária. O texto prevê uma “trava” para a cobrança dos impostos sobre o consumo, ou seja, um limite que não poderá ser ultrapassado.

“O contribuinte não pode continuar a sustentar o peso do estado. Se o receio é que aprovação da PEC acarrete aumento de carga tributária, temos a convicção de que o modelo garante que isso não ocorrerá”, disse Braga à Agência Senado.

O texto agora volta para a Câmara Federal, que precisará analisar as mudanças propostas pelos senadores, para que possa ser promulgada ainda este ano.  O Plenário do Senado aprovou a proposta em dois turnos de votação, com 53 votos favoráveis e 24 contrários e nenhuma abstenção. Eram necessários 49 votos favoráveis (3/5 da composição da Casa).

Amazônia Ocidental

Composta pelos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, a Amazônia Ocidental detém 42,97% da extensão territorial da Amazônia Legal e comporta aproximadamente 57% das florestas da região, o que a torna a parte mais preservada da Amazônia, além de ser um estoque de biodiversidade sem igual no planeta.

Post Relacionado

David Almeida líder na intenção de voto para as Eleições 2024, revela pesquisa Perspectiva

blitzamazonico

Lei que Roberto Cidade que obriga a emissão de diploma em Braille promove inclusão, direito e cidadania para pessoas com deficiência visual

blitzamazonico

TSE recebe 5,7 mil denúncias de irregularidades durante votação

EDI FARIAS