Blitz Amazônico
Amazonas

Seminário na DPE-AM discute o papel do Estado e a efetividade da Lei Maria da Penha 

O Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou nesta quinta-feira (23) o 1º Seminário de Enfrentamento à violência contra a mulher. O evento, que vai capacitar mulheres e discutir o papel do Estado e da sociedade civil no combate às violações de direitos, segue nesta sexta-feira (24).  
 
Com o tema “Provocações à efetividade da política de proteção à mulher no contexto amazônico”, o seminário acontece na sede da DPE-AM, no Aleixo, na Zona Centro-Sul, e é transmitido ao vivo pelo YouTube. A professora Alice Bianchini, doutora em Direito Penal, especialista em violência de gênero e vice-presidente da Comissão da Mulher, foi a primeira palestrante.  
 
“O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres e esse é um dado muito objetivo. A partir daí precisamos entender que, apesar das diferenças, a história do feminicídio sempre é igual, nunca é um ato único, mas sim atos contínuos de violência, por isso precisamos falar não só com as mulheres, mas também com os homens”, afirmou.  
 
O defensor público geral, Ricardo Paiva, participou da abertura do evento e elogiou a iniciativa do Nudem. “Eu fico feliz com a Defensoria podendo abrir as portas para temáticas tão relevantes como é a violência de gênero. Mas para mudarmos as estatísticas, precisamos de muito trabalho e conscientização e esse é o principal objetivo desse encontro”, enfatizou.  
 
A programação segue nesta sexta-feira (24), das 8h às 11h30, com a palestra “Violências e masculinidades: possibilidades de intervenção com autores de violência como meio para o enfrentamento à violência baseado no gênero”, ministrada pelo professor Daniel Fauth W. Martins; e a roda de conversa “O que temos feito para enfrentar a violência baseada no gênero nos grupos vulneráveis?”. 
 
De acordo com as defensoras públicas Stéfanie Sobral e Caroline Braz, que coordenam o Núcleo, o seminário é um instrumento para debater sobre os principais desafios e a efetivação do trabalho em rede para proteção das mulheres. 
  
“Estamos em um momento de muitas trocas, compartilhamentos de experiências e conhecimentos. Mas é importante destacar que a violência contra mulher é uma temática que deve ser discutida não só entre mulheres, mas na presença do poder público e da sociedade de um modo geral que também são responsáveis por efetivar essa política”, disse a defensora Stéfanie Sobral.  
 
“Hoje temos a oportunidade de trazer para a sociedade todos os direitos que nós, mulheres, temos e de sensibilizar o público para que esses direitos sejam efetivados”, afirmou a defensora Caroline Braz.  

 
 
Participação  
 
Além da sociedade civil, diversas autoridades participaram do primeiro dia de seminário, entre elas, a secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Maricília Teixeira, o secretário Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Eduardo Lucas, a Juíza Ana Lorena Gazineu e a vereadora professora Jacqueline. 
  
 
 
Texto: Kelly Melo 
Fotos: Marco Moraes-DPE/AM 

Post Relacionado

Em Nhamundá, Defensoria do Amazonas realiza mais de 200 atendimentos jurídicos gratuitos durante mutirão

victoria Farias

Suhab convoca moradores do Conjunto Habitacional Petrópolis para regularização fundiária dos apartamentos

blitzamazonico

Mutirão de documentação civil realiza 2,1 mil atendimentos a indígenas Sateré-Mawé

blitzamazonico