Blitz Amazônico
governo federal

Seminário debate segurança na economia digital antes de reunião do G20

Encontro terá representantes de diversos países, como Arábia Saudita, China, EUA, Índia e Reino Unido, e de organismos internacionais, como União Europeia e BID

Foto: Shizuo Alves/MCom

O tema da segurança digital será incluído na pauta de discussões do G20, em evento que antecederá a 3ª reunião do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20, que acontece em São Luís (MA), de terça (11) a quinta-feira (13).
 

Por meio de parceria entre o Ministério das Comunicações e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), acontece na cidade, nesta segunda (10), o seminário sobre Segurança na Economia Digital.
 

O tema será debatido entre representantes de entidades públicas, privadas, do terceiro setor e da academia provenientes de diversos países.
 

De acordo com o ministro-chefe do GSI, Marcos Antonio Amaro dos Santos, “as oportunidades geradas pela crescente digitalização trazem, também, grandes desafios. A segurança digital tornou-se preocupação central, não apenas para proteger pessoas, dados e informações, mas igualmente para garantir a resiliência e a integridade de nossas economias”.
 

Os participantes abordarão pontos de interesse comum, como a troca de experiências bem-sucedidas para desenvolver a oferta de serviços públicos de qualidade por meio do governo digital, que garantam segurança para o tratamento dos dados dos cidadãos.
 

“Segurança no ambiente digital é fundamental nos dias de hoje e precisamos encarar esse debate. Ela é essencial para dar garantias para o desenvolvimento da economia digital, que tem um potencial fantástico de inclusão digital. Tenho certeza de que as nações podem encontrar um consenso mínimo sobre privacidade, segurança e liberdade no mundo digital”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que presidirá o evento com o ministro Amaro.
 

O seminário também vai explorar como as novas tecnologias, a exemplo da inteligência artificial e do blockchain, podem impactar na segurança e no desenvolvimento da economia digital, e apresentará modelos de políticas públicas para conscientizar a população sobre segurança digital.
 

O evento contará com a participação de integrantes do poder público (GSI; ministérios das Comunicações; Relações Exteriores; Ciência, Tecnologia e Inovação; Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Banco do Brasil e Telebrás), de entidades privadas (FIESP, CERT.br/NIC.br e CNPD) e acadêmicos (UnB e UFSC).
 

Entre os participantes estrangeiros, estarão Liina Areng, diretora do projeto de segurança cibernética da União Europeia (EU CyberNet); Jeremy West, chefe de Segurança e Proteção Digital da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); Craig Stanley-Adamson, chefe de Estratégia Multilateral do Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia do Reino Unido; Rajesh Kumar, chefe da delegação da Índia no G20; Santiago Paz, especialista sênior do Setor de Cibersegurança do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e Ibrahim Alfuraih, consultor da Arábia Saudita.
 

As grandes plataformas de internet, como Google, Microsoft, Amazon, Huawei e Cisco, também terão participantes em diversos painéis.

Post Relacionado

Em bate-papo on-line, Defesa Civil Nacional debate mapeamento participativo para gestão de riscos de desastres
 

blitzamazonico

Mapa encerra participação na COP 28 com destaque ao programa de recuperação de pastagens degradadas

blitzamazonico

Novo edital do Estação Juventude vai destinar R$ 10 milhões para CEUs das Artes e Centros de Referência de todo o país

victoria Farias