Cumprindo reunião pré-agenda, a titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, recebeu na tarde desta sexta-feira (19/04), mães de pessoas com deficiências (PCDs) atendidos pelo Programa Melhor em Casa e que recebem medicamentos e alimentos, por meio da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), da SES-AM.
Na ocasião, a secretária da SES ouviu as demandas das mães e explicou como vai funcionar a reorganização do fluxo de distribuição de medicamentos, alimentos e insumos destinados a crianças e adultos PCDs.
“Nós já tínhamos essa reunião agendada para acontecer na tarde desta sexta-feira. É algo de extrema importância receber essas mães, poder ouvir as demandas, mas também apresentar soluções. Estamos revendo o fluxo da distribuição desses insumos, fazendo um diagnóstico da necessidade de cada uma dessas pessoas que são atendidas pelo programa”, disse.
Nayara Maksoud também explicou que será designado um profissional de Nutrição que irá revisar as prescrições da alimentação de cada PCD atendido pelo programa, além de aprimorar o fluxo das distribuições de alimentos e medicamentos, atendendo cada uma delas com seus casos específicos de saúde e necessidades.
“Essas mães são representantes de associações e que vão repassar para as demais o que alinhamos na reunião. É importante ressaltar que é uma recomendação do nosso governador, Wilson Lima, esse olhar atento e diferenciado para os PCDs. Reafirmo que há um plano para resolver as questões apresentadas por elas de forma emergencial, como toda uma organização para sanar a questão a longo prazo”, afirmou a secretária SES-AM.
FOTOS: Evandro Seixas / SES-AM