Blitz Amazônico
Amazonas

Seap participa de ações objetivam a manutenção do Sistema Penitenciário do Amazonas

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), participou na manhã de hoje (16/03), do 3º dia de inspeção às unidades prisionais da capital. Foram inspecionados o Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 e 2 (CDPM I e II) e o Instituto Penal Antônio Trindade (IPAT). As três unidades ficam localizadas no KM 8 da BR 174.

A vistoria de hoje foi conduzida pelo Secretário Executivo Adjunto da Seap, Major Wallasson Lira, pelo Coordenador da Coordenadoria do Sistema Penitenciário (COSIPE), Major Igor Reis e participação do representante da Defensoria Pública do Estado (DPE), o Defensor Público, Roger Moreira, que atua na Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, da Pessoa com Deficiência e de Grupos Socialmente Vulneráveis. A inspeção teve como objetivo, avaliar as questões sanitárias, alimentícias e de saúde do sistema penitenciário.

Para o Defensor Público, Roger Moreira, é importante ouvir as questões pontuadas e buscar corrigir as falhas presentes no sistema.

“Todas as denúncias feitas pelos custodiados e seus familiares, foram passadas aos órgãos fiscalizadores e averiguadas. Vamos buscar solucionar questões pontuais como a dos atendimentos jurídicos e, se necessário, realizar, junto a Defensoria, mutirões de atendimento, reduzindo, assim, o tempo de espera. No geral, as condições de limpeza, o fornecimento de água, alimentação e abastecimento de medicamentos nas farmácias estão dentro dos conformes”, declarou.

Dando continuidade às ações, e representando a Seap, o Secretário Executivo Adjunto, Major Wallasson Lira, participou de reunião da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, para tratar do Alinhamento do Protocolo de Acionamento Operacional de Pronta-Resposta à Contingências, tendo a reunião ocorrido no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

De acordo com o Major Wallasson Lira, as ações que a Seap está participando ao decorrer da semana, são essenciais no processo de lisura e cuidado para com o sistema prisional e a ordem pública. “As inspeções comprovam a transparência no trabalho executado pela Secretaria junto com o Estado e os Órgão Fiscalizadores, e a reunião também comprova a importância da integração entre os órgãos estaduais, onde a soma de esforços corrobora no restabelecimento da ordem, em situações adversas”, afirmou.

FOTOS: Divulgação/Seap

Post Relacionado

Prosamin+: Em 2024, UGPE vai reassentar 1.061 famílias, que deixarão as áreas de risco para ocupar moradias seguras

EDI FARIAS

Amazonas tem 40 municípios em situação de emergência por conta da seca

VICTORIA LOUZADA

Outubro Rosa: OAB-AM promove ação social com atendimentos médicos gratuitos neste sábado (28)

victoria Farias