Blitz Amazônico
Política

Roberto Cidade comanda votação que instituiu PCCR aos servidores da Jucea e garantiu maior autonomia à Defesa Civil

Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB) comandou nesta quarta-feira, 11/9, a Sessão Plenária que aprovou 40 matérias legislativas, entre elas os Projetos de Lei (PLs) nº 584/2024, que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) e o PL nº 585/2024, que desvincula a Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar e a eleva à condição de secretaria.

“Ao estabelecer o PCCR, a Aleam assegura o funcionamento eficiente da autarquia, promove a restruturação nos salários e cargos, ao mesmo tempo em que oportuniza ainda mais a humanização do trabalho daqueles que se dedicam ao serviço público. Essa é uma conquista histórica para os profissionais da Jucea, uma luta de mais de 30 anos. Também destaco na votação, desta quarta, a elevação da Defesa Civil ao status de secretaria. Isso permitirá mais agilidade e capacidade de articulação, especialmente neste momento tão sensível de mudanças climáticas”, afirmou o deputado presidente.

PCCR Jucea

Oriundo da Mensagem Governamental (MG) nº 79/2024, o PL nº 584/2024 institui o PCCR dos servidores da Jucea e cria a carreira de Especialista em Registro Mercantil. Além disso, oferece novas oportunidades de progressão profissional e a concessão de gratificações de até 35% para servidores com nível superior ou pós-graduação.

O Projeto de Lei prevê, ainda, a implementação de um Sistema de Avaliação de Desempenho, que garante maior justiça e transparência no ambiente de trabalho.

Defesa Civil

Durante a Sessão Plenária foi aprovada também a alteração do status da Defesa Civil do Amazonas, que passa a ser uma secretaria e se desvincula, oficialmente, do Corpo de Bombeiros Militar. Desde 2008, a Defesa Civil funcionava como um subcomando do Corpo de Bombeiros.

A criação da secretaria faz parte de um conjunto de iniciativas do Governo Estadual para fortalecer as políticas públicas de proteção e defesa civil no Estado, sobretudo, em momentos sensíveis de ocorrência de eventos climáticos extremos.

Procuradoras Legais

Entusiasta do trabalho desempenhado pela Procuradoria Especial da Mulher da Aleam, o deputado presidente prestigiou, também nesta quarta-feira, mais uma solenidade de formatura do Projeto Procuradoras Legais. O projeto, que nesta quarta turma alcançou 64 mulheres, tem como objetivo fortalecer o combate à violência contra a mulher e a luta pela garantia de direitos em bairros de Manaus.

A Procuradoria Especial da Mulher da Aleam já capacitou mulheres dos bairros Parque São Pedro, Jesus Me Deus, Mundo Novo, Cidade Nova, Nova Cidade, Novo Aleixo e Bairro da Paz.

“Me alegra ver esse auditório repleto de mulheres que irão multiplicar o conhecimento e, consequentemente, ampliar as possibilidades de defesa daquelas que sofrem violências físicas, emocionais e psicológicas e que, infelizmente, estão reprimidas. Essa é uma causa que é da deputada Alessandra Campelo e de todos nós, que abraçamos os desafios de proteger as mulheres manauaras. A violência acaba se tornando um ciclo vicioso e nós, Aleam e Procuradoria da Mulher, estamos aqui para ajudar a quebrar esse ciclo”, reforçou Cidade.

O projeto “Procuradoras Legais” busca difundir o conhecimento sobre os direitos das mulheres, explicar o trabalho desenvolvido pela rede de proteção e, sobretudo, informar e capacitar lideranças sobre como elas podem acessar aos serviços ofertados pela Procuradoria Especial da Mulher da Aleam, que atua em parceria com órgãos como a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público Estadual (MPE/AM) e Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Foto – Rodrigo Brelaz

Post Relacionado

Presidente da Aleam, Roberto Cidade destaca importância da adesão do Amazonas a programas educacionais do Governo Federal

blitzamazonico

Sessão destaca pioneirismo de Casimiro Montenegro Filho, fundador do ITA

EDI FARIAS

Projeto de Roberto Cidade fortalece inclusão de pessoas com deficiência no Legislativo Estadual

blitzamazonico