Blitz Amazônico
Política

Roberto Cidade cobra ação emergencial na BR-230 para evitar isolamento de Lábrea

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), solicitou, por meio de requerimento, que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) adote medidas emergenciais para o restabelecimento da trafegabilidade na BR-230/AM (Rodovia Transamazônica), na ponte sobre o rio Umari, em Lábrea (a 701 quilômetros de Manaus), atualmente interditada.

De acordo com Roberto Cidade, a subida das águas do rio Purus deixou a ponte completamente submersa, dificultando o tráfego de veículos na área, resultando na interdição da estrutura desde o último dia 1º de fevereiro. Para o parlamentar, a situação pode deixar Lábrea completamente isolada, uma vez que a rodovia é o principal meio de conexão entre os municípios do Sul do Amazonas.

“Todos nós sabemos que essa rodovia é indispensável para o transporte de alimentos, medicamentos e combustíveis, incluindo o que abastece a usina termelétrica local, além do escoamento da produção e do atendimento à população. Diante dessa emergência, manifesto aqui o compromisso com o bem-estar dos labrenses, atendo a manifestação das lideranças locais que me procuraram diante da situação, e solicito que o competente e atuante superintendente Orlando Alfaia adote medidas a curto prazo para evitar que Lábrea fique isolada e seja prejudicada no abastecimento e no desenvolvimento”, destacou Roberto Cidade, que possui o título de Cidadão Labrense.

Segundo o presidente da Aleam, a manutenção da interdição, ainda que necessária do ponto de vista técnico-preventivo, “gera grave prejuízo socioeconômico à população local, agravando vulnerabilidades já existentes em uma região marcada por dificuldades logísticas históricas, além de comprometer a regularidade do fornecimento de combustível utilizado para a geração de energia elétrica, o que pode ocasionar efeitos sistêmicos sobre a prestação de serviços essenciais”, disse.

No requerimento enviado no último dia 4 de fevereiro, Roberto Cidade solicita que: seja mobilizada equipe técnica especializada para avaliação estrutural e definição célere das intervenções necessárias; sejam executadas soluções provisórias ou alternativas de passagem, quando tecnicamente viáveis, com vistas a garantir o fluxo mínimo de veículos e cargas essenciais; seja estabelecido um cronograma objetivo para a recuperação da estrutura e o restabelecimento definitivo da trafegabilidade; e haja articulação com órgãos estaduais e municipais para mitigar os impactos logísticos enquanto perdurar a interdição.


Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / 3183-4395
Foto – Herick Pereira

Post Relacionado

Projeto de Lei de Roberto Cidade busca impulsionar empreendedorismo digital entre jovens amazonenses

victoria Farias

Representantes da Polícia Militar apresentam demandas da categoria ao presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade

victoria Farias

Omar Aziz reforça apoio ao cooperativismo do Amazonas em reunião com dezenas de lideranças do setor

blitzamazonico