A Prefeitura de Manaus , por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), publicou a Resolução nº 001/2025, que regulamenta os procedimentos para a concessão do Cartão Passa Fácil Social, um benefício destinado a cidadãos de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal. A medida garante aos beneficiários o acesso à tarifa social de R$ 4,50, promovendo maior equidade no transporte coletivo urbano e reforçando a inclusão social e a mobilidade sustentável na capital.
De acordo com o regulamento, poderá solicitar o Cartão Passa Fácil Social aos cidadãos que atenderem aos seguintes critérios: estarem inscritos no CadÚnico com dados atualizados nos últimos 24 meses; possuíam renda familiar per capita de até meio salário mínimo; residir em Manaus e dentro da área de cobertura do transporte coletivo; e sejam devidamente registrados como beneficiários no sistema. O benefício oferece desconto direto na tarifa do transporte público, facilitando o acesso das famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
Para verificar se têm direito ao benefício, os interessados podem acessar o canal oficial no aplicativo Telegram, por meio do contato “@sindy_sinetram_bot”. O cidadão deve baixar o aplicativo do Telegram gratuitamente em uma loja de aplicativos e no item “busca” procurar por “@sindy_sinetram_bot” ou “Sindy – Atendimento Sinetram”; em seguida clique no botão “Iniciar” e, depois, clique em “Concordar e compartilhar número do celular”. Nos próximos passos, o próprio “bot” fornecerá orientações intuitivas.
Já os cidadãos que não estão cadastrados no CadÚnico ou apresentam inconsistência nos dados deverão procurar um dos postos de atendimento da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) para regularizar sua situação.
Os atendimentos presenciais podem ser realizados em dois pontos:
Posto de Atendimento 1: Sede da Semasc, no salão de Cadastro Único, localizado na avenida Ayrão, esquina com a rua Ferreira Pena, s/nº, bairro Centro, zona Sul.
Posto de Atendimento 2: Subcentral do Cadastro Único no shopping Phelippe Daou, situado na avenida Camapuã, nº 2.939, bairro Cidade de Deus, zona Norte.
Os horários de atendimento são de segunda a sexta-feira (em dias úteis), sendo das 8h às 14h, para serviços relacionados ao Cadastro Único, e das 8h às 17h, para a entrega dos cartões Passa Fácil Social.
Caso o cidadão atenda aos critérios, mas ainda não esteja inscrito ou esteja com o cadastro desatualizado, deverá procurar um dos postos acima para realizar o cadastro ou atualização. Após o atendimento, será emitido um comprovante que permitirá a solicitação do Cartão Passa Fácil Social.
O cartão terá validade de 24 meses, podendo ser renovado mediante nova comprovação dos requisitos. A gestão do programa será realizada pelo IMMU, em parceria com a Semasc, reforçando o compromisso da administração municipal com a promoção de políticas públicas inclusivas e o reconhecimento do transporte como um direito essencial à população de baixa renda.
Foto – Divulgação/IMMU