Cercado de muita expectativa, o Clássico do Povo disputado entre dois gigantes do futebol brasileiro, Flamengo e Corinthians, em alguns momentos chegou a dar sono nos quase 65 mil presentes no estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Emoção mesmo, somente nos minutos finais, quando o herói improvável, mas gigante no quesito superação, o zagueiro Léo Pereira, mesmo se arrastando em campo, subiu mais alta para estufar as redes do goleiro Cássio e garantir os três pontos para o Mais Querido, aos 48 minutos da etapa complementar.
ZAGUEIRO ARTILHEIRO
Sem poder deixar o campo de jogo após sentir uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda aos 42 do segundo tempo, pois o técnico Jorge Sampaoli ter feito as cinco substituições, o camisa 4, se arriscou praticamente no último lance do jogo e acertou uma bela cabeçada surpreendendo todo setor defensivo alvinegro.
DUELO MARCADO PELO EQUILÍBRIO
Assim que o árbitro gaúcho Rafael Rodrigo Klein apitou o início da partida, as duas equipes vieram com propostas bem parecidas e alternavam as investidas no campo de ataque. Os donos da casa até tentaram ter o domínio territorial, mas foram surpreendidos com a disposição dos comandados do técnico Luxemburgo que pressionavam em jogadas de contra-ataque. No finalzinho do primeiro tempo, o Flamengo até que criou três boas oportunidades, mas parou no paredão Cássio que impediu a abertura do placar.
TIMÃO MELHOR NO SEGUNDO TEMPO
O Corinthians voltou melhor no retorno do vestiário e por pouco não tirou o zero do placar em pelo menos duas boas oportunidades logo no começo da etapa complementar. Passado esse susto inicial, o Flamengo voltou a equilibrar as ações dentro das quatro linhas, mas não estava em uma tarde muito inspirada. Nos acréscimos, o zagueiro Léo Pereira virou centroavante devido a uma lesão e foi o grande herói do jogo. Cruzamento na medida de Cebolinha, o camisa 4 subiu mais alto que a defesa e cabeceou para o fundo da rede para dar a vitória ao Rubro-Negro.
VIRAR A CHAVE
Flamengo e Corinthians agora voltam suas atenções para os compromissos pela Libertadores. O time de Sampaoli encara o Ñublense no Chile na próxima quarta-feira, às 21h30. Já o Timão, no mesmo dia e horário, enfrenta o Argentinos Juniors, em Buenos Aires e só o resultado positivo interessa.
DE OLHO NA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO
Com a vitória no clássico, o Flamengo chega a sua quarta vitória na competição e passa a ocupar a sexta colocação com 12 pontos. Já o time do pressionado técnico Vanderlei Luxemburgo segue na 17ª colocação na chamada “zona da confusão”, com apenas cinco pontos conquistados.
FALA SAMPAOLI!
Perguntado durante entrevista coletiva sobre o número acentuado de lesões musculares, Sampaoli não mediu as palavras e disparou que a preparação física do Flamengo era diferente e inadequada para seu estilo de jogo antes de desembarcar no Ninho do Urubu.
“Eu recebi o time de uma forma, e a única maneira de modificar a forma é trabalhando, trabalhando, trabalhando. Não vejo outra forma de melhorar o time. E assim mesmo tem esse tipo de consequência. Para mim, seria muito mais fácil não trabalhar. Para jogar a intensidade que pretendo é preciso trabalhar e exigir muito mais”, afirmou.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 CORINTHIANS
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 21 de maio de 2023, domingo
Horário: às 16h (de Brasília)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE-Fifa) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG – Fifa)
Público presente: 64.871 torcedores
Gol: Léo Pereira, aos 49 minutos do segundo tempo (Flamengo)
Cartões amarelos: Bruno Méndez e Cássio (Corinthians)
FLAMENGO: Santos, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Vidal), Thiago Maia, Gerson e Victor Hugo (Matheus Gonçalves); Gabigol e Pedro (Everton Cebolinha)
Técnico: Jorge Sampaoli
CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez (Fagner), Gil, Murillo e Matheus Bidu; Paulinho, Fausto e Maycon; Adson (Wesley), Róger Guedes e Yuri Alberto (Romero)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
FLAMENGO 1 X 0 CORINTHIANS | MELHORES MOMENTOS | 7ª RODADA BRASILEIRÃO 2023
Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians