Blitz Amazônico
Amazonas

Queijo artesanal: Adaf certifica Leiteria Macurany, de Parintins, com Selo Arte

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), entregou, no sábado (11/11), a Certificação Selo Arte aos pecuaristas Isandrey Azêdo e Michelle Carvalho, proprietários da Leiteria Macurany, instalada em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Com a certificação concedida pela Adaf, a Macurany já pode comercializar seus queijos artesanais em todo o País.

A entrega da certificação foi feita pelo governador Wilson Lima, e pelo diretor-presidente da Adaf, José Omena, durante a 37ª Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin). José Omena, destacou que, em agosto, superando mais de dois mil concorrentes, o queijo de manteiga produzido pela Leiteria Macurany, de Parintins, foi eleito o melhor do mundo na 3ª Expoqueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards.

O produto genuinamente da terra dos bois Caprichoso e Garantido, único com qualidade certificada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Prefeitura de Parintins, ganhou o Prêmio Ouro, na Categoria Mista, em Araxá, Minas Gerais. 

Além do queijo de manteiga, a Leiteria Macurany tem outros produtos premiados: o doce de leite e o queijo coalho foram campeões da VII Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins, em Manaus. Ambos os produtos são os vencedores da 44ª Exposição Feira Agropecuária do Amazonas (Expoagro) e da 35ª Exposição Feira Agropecuária de Parintins (Expopin).

O Selo Arte é uma certificação concedida pela Adaf atestando que os produtos artesanais são produzidos de acordo com normas sanitárias vigentes e podem ser comercializados em todo o País. 

“O apoio do governo do Amazonas, por meio da Adaf, Sepror, Idam e ADS, é de fundamental importância. Recebemos o Selo Arte, que nos proporciona a possibilidade de alcançar novos mercados. Para pequenos produtores como nós, isso é um grande passo”, disse o proprietário da Leiteria Macurany, Isandrey Azêdo.

Requisitos

Para obter o Selo Arte, os estabelecimentos interessados precisam ter cadastro ativo nos Serviços de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM); entrar no Sistema eletrônico de Cadastro Nacional de Produtos Artesanais (CNPA) e protocolizar a petição junto com os documentos necessários à análise técnica. Conforme o Decreto nº 9.918/19, que regulamenta a Lei nº 13.680/18, responsável por dispor sobre o processo de fiscalização de produtos alimentícios artesanais, para que produtos alimentícios sejam considerados artesanais alguns requisitos precisam ser cumpridos.

Entre estes, a necessidade de que a matéria-prima tenha origem determinada ou seja produzida na propriedade onde a unidade de processamento estiver localizada; a adoção de técnicas e dispositivos que valorizem o trabalho humano em detrimento da automação; o cumprimento de boas práticas para a garantia de alimentos seguros ao consumidor; e a adoção de boas práticas agropecuárias pelas unidades de produção da matéria-prima.

Fotos: Emerson Martins/Sepror 

Post Relacionado

Serviços da Defensoria do Amazonas ajudam a reduzir a vulnerabilidade da população em situação de rua de Manaus

blitzamazonico

Corpo de Bombeiros combate incêndio de grande proporção em galpão de empresa no bairro Tarumã

EDI FARIAS

Corpo de Bombeiros alerta para importância da emissão do AVCB para estabelecimentos comerciais e edificações

EDI FARIAS