Blitz Amazônico
Ministério Público - AM

Promotoria de Tapauá se ilumina de lilás em alusão ao Mês de Conscientização à Violência Contra a Mulher


Ação visa divulgar a importância do MPAM e da rede de proteção no amparo às mulheres vítimas de violência


No mês em que se comemora os 18 anos da publicação da Lei Maria da Penha, o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instalou uma iluminação especial: tons de lilás em toda a fachada da 1ª Promotoria de Justiça de Tapauá. A ideia é enfatizar a conscientização ao combate à violência contra as mulheres.

De acordo com o promotor de Justiça Bruno Batista da Silva, titular da comarca, a iluminação permanecerá durante todo o mês de agosto, para atrair a atenção da população da cidade sobre a importância do tratamento do tema. “O mês de agosto é marcado por iniciativas que buscam difundir e ampliar o debate de questões relacionadas ao combate à violência contra a mulher. A ideia de iluminar o prédio da promotoria de justiça de lilás é dar visibilidade ao assunto e mostrar à sociedade de Tapauá e, principalmente, às mulheres, que o Ministério Público está presente para auxiliá-las e orientá-las em casos de violência”, comentou o promotor de Justiça.

De acordo com dados do Atlas da Violência 2023, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a respeito das violências analisadas entre os anos de 2012 a 2022 pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as mulheres constituíram maioria em violência física com 52%, psicológica com 64,7 e sexual com 86,7%.No Amazonas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), registrou em 2023 cerca de 36.526 casos de violência contra as mulheres, um aumento de 11% comparado a 2022 quando foram registrados 32.340 episódios de violência.

Rede de Proteção

Desde novembro de 2022, o MPAM conta com duas ouvidorias físicas especializadas no atendimento à mulher, ambas localizadas na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas e na Unidade Aleixo, na zona Oeste de Manaus, e abertas ao acompanhamento de pedidos de informação, prevenção, proteção e encaminhamento para a apuração de denúncias de violência doméstica.

Canais digitais do MPAM:
E-mail atendimento.ouvidoria@mpam.mp.br
WhatsApp da Ouvidoria-Geral https://wa.me/559236550745
Disque Denúncia: 0800 092 0500 (segunda a sexta-feira, das 8h às 14h)
Canais da SSP-AM:
Disque denúncia: 181
WhatsApp da SSP-AM: (61) 9610-0180


Texto: Ramon Oliveira
Foto: Divulgação

Post Relacionado

MPAM instaura procedimento administrativo para acompanhar a melhoria na infraestrutura da Delegacia de Silves

blitzamazonico

De olho no futuro, MPAM estuda implementação de IA generativa no órgão

blitzamazonico

MPAM ajuíza ação civil pública para anular concurso público em Juruá por fraude e possível favorecimento em certame

blitzamazonico