Blitz Amazônico
Amazonas

Projeto Inova Amazônia leva cultura de inovação a dois mil jovens de escolas públicas de Manaus

Iniciativa promove atividades voltadas ao empreendedorismo sustentável, com criação de empresas, apresentação de projetos e experiências práticas em estações do conhecimento

Manaus (AM) – O Projeto Inova Amazônia chega a Manaus no dia 5 de novembro com uma proposta transformadora: capacitar cerca de dois mil jovens estudantes de cinco escolas públicas da capital amazonense para o empreendedorismo sustentável e o uso criativo da tecnologia. A cidade será o palco da última etapa da iniciativa, que já passou por Boa Vista (RR) e Belém (PA), levando inovação e protagonismo juvenil à região Norte.
Realizado pela Amazônia B, com o apoio da Sotreq e parceria do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico – INDT, o projeto promove a Jornada do Empreendedor, uma experiência imersiva de três dias que conecta educação, inovação e sustentabilidade.

Nos dois primeiros dias, os estudantes participam de oficinas que abordam temas como tecnologia, redes sociais, imagem, ferramentas digitais e gestão de negócios, estimulando o pensamento criativo e a capacidade de transformar ideias em soluções reais. Eles aprendem, na prática, a criar uma empresa, desenvolver projetos sustentáveis e apresentá-los em formato de “pitch”( breve apresentação) para uma banca avaliadora formada por profissionais e parceiros do ecossistema de inovação.

No terceiro dia, os jovens participam das estações do conhecimento, com atividades práticas, como oficinas de impressora 3 D, Lego e robótica, fortalecendo à cultura de inovação, tecnologia e sustentabilidade. É um momento de descoberta e experimentação, em que os estudantes vivenciam na prática o impacto da ciência e da tecnologia na construção de soluções para o futuro da Amazônia.

“A Jornada do Empreendedor é um convite para que o jovem descubra o seu potencial criativo. Eles passam por todas as etapas do processo – da ideia à apresentação – e entendem que podem ser protagonistas da própria história”, explica Bellmond Viga, idealizador e diretor do Inova Amazônia.

O encerramento do projeto contará com uma imersão especial no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), em Manaus. Lá, 80 estudantes selecionados terão a oportunidade de conhecer de perto o ecossistema de tecnologia e inovação, explorando laboratórios e projetos desenvolvidos na capital.

Para Geraldo Feitoza, diretor executivo do INDT, a parceria é estratégica para ampliar o impacto da educação e do empreendedorismo na região. “O Inova Amazônia prova que a inovação pode florescer nas escolas públicas, formando não apenas profissionais, mas cidadãos conscientes do seu papel na construção de um mundo melhor.”
O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com destaque para o ODS 1 (Erradicação da pobreza), ODS 8 (Trabalho decente e crescimento econômico) e ODS 9 (Indústria, inovação e infraestrutura).

“Nosso foco é inspirar jovens a empreender com propósito, conectando desenvolvimento e sustentabilidade. Queremos formar uma nova geração que pense a Amazônia com inovação e responsabilidade”, reforça Bellmond Viga.

A Sotreq, empresa com mais de 80 anos no mercado e referência em soluções tecnológicas com foco em sustentabilidade, acredita no potencial transformador da educação e do empreendedorismo jovem.

Dafne Moreira, supervisora de Responsabilidade Social da Sotreq, ressalta o valor da iniciativa: “Apoiamos o Inova Amazônia por reconhecer o poder da formação de jovens protagonistas na construção de um futuro mais inovador, consciente e sustentável. É uma honra fazer parte dessa jornada de impacto positivo na região Norte”.

Agenda do projeto:

  • 5, 6 e 7 de novembro – EE Desembargador André Vidal de Araújo
  • 10,12 e 13 de novembro – EETI Áurea Pinheiro Braga
  • 17, 18 e 20 de novembro – EE Frei Mário Monacelli
  • 21, 24 e 25 de novembro – EE Prof. Juracy Batista Gomes
  • 26 e 27 de novembro – EE Senador João Bosco de Lima
  • 28 de novembro – no INDT – EE Senador João Bosco de Lima
    8 Horário: das 7h às 17h em todos os dias.

Post Relacionado

Defensoria formaliza pedido para garantir prioridade habitacional para órfãos que perderam as mães, vítimas de feminicídio 

victoria Farias

Fecomércio AM divulga horário de funcionamento do comércio no feriado do dia 20 de novembro

victoria Farias

Defensoria Itinerante levará serviços de assistência jurídica gratuitos à 4ª edição do Manaus Cidadã

victoria Farias