Além da apresentação do projeto, equipe do MPAM, liderada pelo procurador-geral de Justiça, também visitou as obras da promotoria que está sendo erguida na cidade
Em uma demonstração de compromisso com a melhoria das condições de vida da população, o município de Careiro Castanho foi palco, na última quinta-feira (28/08), da apresentação das diretrizes do programa IDH+, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM). O evento, realizado no auditório Maria Darcle Albino de Oliveira, no Centro de Atendimento de Enfrentamento ao Covid-19 Darcy Dantas Dourado, reuniu autoridades locais e membros da comunidade.
A apresentação foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e pelo servidor Bruno Lorenzi, responsável pela coordenação técnica do projeto. Durante a reunião, foram detalhados os fundamentos teóricos que sustentam o programa, idealizado pelo promotor Lauro Tavares, assim como as diretrizes para sua implantação e o acompanhamento dos resultados em Careiro Castanho.
O programa IDH+ visa aprimorar as políticas públicas voltadas para o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) — saúde, educação e qualidade de vida no município, com foco em indicadores que promovam a sustentabilidade e a justiça social. Segundo o PGJ Alberto Nascimento, “o IDH+ é mais que uma ferramenta de diagnóstico; é um compromisso com a transformação social”. “Estamos empenhados em garantir que Careiro Castanho, assim como todos os municípios do interior do Amazonas, alcancem novos patamares de desenvolvimento humano”, complementou.
Bruno Lorenzi ressaltou a importância do engajamento da comunidade e das autoridades locais para o sucesso do programa. “A participação ativa da população é fundamental para que as diretrizes do IDH+ sejam efetivas. É um trabalho conjunto, que exige colaboração e monitoramento contínuo”, disse.
Sede própria a caminho
Mais cedo na quinta-feira (29), o PGJ Alberto Nascimento realizou uma visita técnica às obras da futura sede própria do MPAM em Careiro Castanho. O imóvel, localizado na Av. Adail de Sá, no bairro Urbano Vista Alegre, está em fase de construção, com a data de término a ser definida até o final do ano, após a realização dos ajustes necessários e adequações estruturais e tecnológicas.
Durante a visita, o PGJ verificou o andamento das obras e ressaltou a importância da nova sede para a efetivação dos projetos do Ministério Público no município. “Estamos empenhados em garantir que esta nova sede ofereça as condições necessárias para um atendimento de qualidade à população de Careiro Castanho”, destacou.
A construção da sede própria do MPAM no município é parte do esforço contínuo da instituição em expandir sua presença no interior do Estado, proporcionando instalações modernas e adequadas para o exercício de suas funções. Essa proximidade com a comunidade local reforça o compromisso do Ministério Público com a promoção da justiça e a defesa dos direitos dos cidadãos, além de potencializar a implementação de iniciativas como o Programa IDH+, garantindo um impacto positivo ainda maior na vida da população de Careiro Castanho.
Foto: Ulisses Farias