Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) finalizaram, na manhã desta quarta-feira, 11/10, a etapa de avaliação de 110 trabalhos inscritos no 1° Concurso sobre a Prevenção da Malária nas Escolas Municipais da Zona Rural, promovido pela Prefeitura de Manaus.
Idealizado pelo Distrito de Saúde (Disa) Rural, em parceria com o Distrito de Educação Rural e o Programa Saúde na Escola (PSE), o concurso foi organizado com o objetivo de mobilizar os alunos da zona rural de Manaus e multiplicar informações sobre as formas de prevenção e controle da malária, com a inscrição de trabalhos nas categorias de Desenho, Slogan e Redação.
A coordenadora do concurso e das equipes de Educação em Saúde do Disa Rural, Keinirlange Ferreira Marques, informou que 12 escolas participaram do concurso (10 da zona rural terrestre e duas da zona rural fluvial), com um total de 345 trabalhos inscritos por estudantes.
“O Disa Rural realizou uma pré-seleção entre os 345 trabalhos, resultando em 110 trabalhos que seguiram para a eliminatória final, indicando o primeiro, segundo e terceiro colocados em cada uma das três categorias do concurso. Os estudantes autores dos trabalhos selecionados na avaliação final serão premiados em cerimônia marcada para o dia 20 de outubro”, explicou a coordenadora.
Os 110 trabalhos pré-selecionados foram avaliados por uma banca composta por representantes da diretoria de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DVAE/Semsa) e do Disa Rural, levando em consideração critérios como criatividade, originalidade, organização e apresentação, a partir do tema “Malária, na minha escola não!”.
De acordo com Keinirlange Marques, antes do período de inscrição para o concurso, que ocorreu entre 12 e 27 de setembro, profissionais do Disa Rural visitaram as escolas e promoveram atividades educativas para os alunos sobre a malária, abordando as formas de transmissão, sintomas, tratamento e medidas preventivas.
“A partir das ações de Educação em Saúde nas escolas, os alunos poderiam utilizar as informações na produção de desenhos, no desenvolvimento de slogans e para escrever as redações, além de apresentar a própria vivência na comunidade em relação à malária. Foi mais uma estratégia do Disa Rural para estimular a reflexão sobre o tema, a prevenção da malária e promoção da saúde”, destacou Keinirlange Marques.
Na categoria de desenho, participaram estudantes da educação infantil, do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental 1; na categoria Slogan, houve o envolvimento de estudantes do ensino fundamental 1 (com exceção do primeiro e segundo ano); e na categoria Redação, a inscrição foi direcionada para estudantes matriculados no ensino fundamental 2.
A premiação na categoria de Desenho é composta por Jogo Educativo, Troféu e Medalha (1º lugar); e Jogo Educativo, Kit da Educação e Medalha (2º e 3º lugar). Na categoria Slogan, a premiação será Tablet, Troféu e Medalha (1º lugar); e Jogo Educativo, Medalha e Kit de Educação (2º e 3º lugar). Na categoria Redação, a premiação será um Celular, Troféu e Medalha (1º lugar); Tablet, Kit da Educação e Medalha (2º lugar); e Fone de Ouvido, Medalha e um Kit Educação (3º lugar).
A Semsa pretende divulgar na próxima segunda-feira, 16/10, a lista dos vencedores nas três categorias do concurso.
Fotos – Divulgação / Semsa