Profissionais de nutrição da Prefeitura de Manaus iniciaram um curso de qualificação, nesta quarta-feira, 22/5, visando a sensibilização dos usuários sobre alergias alimentares e o aprimoramento da atenção nutricional na assistência básica à saúde. A atividade é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e acontece como parte da programação da Semana Municipal de Conscientização sobre Alergias Alimentares, que segue até o final deste mês.
Intitulado “Atuação do nutricionista na Atenção Primária à Saúde (APS)”, o curso teórico-prático ocorre em dois dias, com atividades no auditório da Semsa e em uma faculdade particular na zona Centro-Sul. No programa da atividade estão orientações sobre atuação profissional e conscientização sobre alergias alimentares, além de práticas da assistência e da gestão em saúde. Participam do curso em torno de 45 nutricionistas da Semsa, dentre eles técnicos e gestores das unidades básicas e distritos, preceptores e especializandos em saúde.
“Esse curso vem para somar, contribuindo para que os profissionais desenvolvam habilidades e competências necessárias para a adequada assistência em saúde e conduzam suas atribuições da melhor forma”, apontou o nutricionista do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, Victor Costa. A atuação dos profissionais de nutrição na rede básica, ele explica, abrange mais de 25 unidades de saúde, além dos Distritos de Saúde (Disas) e de dois centros de atenção psicossocial (Caps).
Conforme Victor, o primeiro dia do curso, nesta quarta-feira, contou com palestras e orientações sobre a atuação do nutricionista na rede básica, programas de nutrição e alimentação da APS, conscientização sobre alergias alimentares, entre outros temas. A programação segue com atividades práticas nesta quinta-feira, 23/5.
“Nesse dia, serão colocados em prática os conhecimentos trazidos hoje e ainda deliberado um plano de ação para que os profissionais possam, junto com as equipes de suas unidades, atuar para a melhoria dos serviços e do acesso da população de Manaus”, apontou.
A conscientização da população acerca das alergias alimentares foi um dos temas abordados no primeiro dia da formação. A presidente da Associação da Pessoa Alérgica Alimentar do Amazonas (Apaam), Silvana Sousa, apresentou uma palestra dentro do curso e ressaltou a importância da capacitação dos profissionais da rede básica com relação ao assunto.
“Esse curso é a concretização da nossa luta em prol dos alérgicos alimentares, assegurando que essas pessoas sejam atendidas na rede básica, recebam o diagnóstico correto e sejam orientadas sobre essa patologia e as restrições alimentares”, avaliou a palestrante.
A nutricionista da Unidade de Saúde da Família (USF) Anna Barreto, Marcela Barreto, é uma das profissionais que estão participando da qualificação. Para ela, a atividade vai contribuir para o aprimoramento dos atendimentos e serviços ofertados na atenção primária.
“A expectativa é que possamos cada vez mais atender cada vez melhor a nossa comunidade na parte da nutrição. Por meio do curso, teremos ferramentas para reconhecer quais as faltas na alimentação do usuário, para que possam ser corrigidas e para que ele tenha mais saúde”, avaliou a profissional.
Sensibilização
Além das atividades de educação permanente em saúde, voltadas aos profissionais da rede básica, a programação da Semsa durante a Semana Municipal de Conscientização sobre Alergias Alimentares inclui ações de promoção da saúde em unidades dos cinco Distritos de Saúde (Disas) da Semsa, Norte, Sul, Leste, Oeste e rural, e em unidades de ensino integrantes do Programa Saúde na Escola (PSE).
Nas unidades básicas, os nutricionistas da Semsa vão realizar palestras para sensibilizar os usuários sobre as alergias alimentares, informando sobre os sintomas que acometem as pessoas com essa condição e os cuidados necessários para prevenir episódios alérgicos.
Nas unidades integrantes do PSE, as atividades visam sensibilizar pais, alunos e educadores, além de servidores que trabalham no manejo e preparo de alimentos nas unidades.
A programação da semana na Semsa iniciou no último dia 14, voltado a profissionais da pasta de saúde e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que atuam em ações de educação em saúde, nas unidades básicas e no âmbito escolar, por meio do PSE. A agenda prossegue com atividades até o final do mês de maio.
Foto – Artur Barbosa / Semsa