Com uma programação repleta de brincadeiras, oficinas, contação de histórias, recreação e vivências culturais e ambientais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta quarta-feira, 21/1, a colônia de férias “No Quintal do Parque”, no parque Cidade da Criança, localizado no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital. A ação segue até o dia 31 de janeiro e deve atender aproximadamente 510 crianças, de 3 a 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis.
O projeto tem como objetivo oferecer opções gratuitas de lazer às 510 crianças inscritas durante o período de férias escolares. A programação principal acontece das 14h às 16h30, com credenciamento a partir das 14h.
O titular da Semed, Júnior Mar, destacou a revitalização do parque e a programação prevista para ao longo do ano. “O parque está totalmente revitalizado, com estruturas físicas novas, além de ideias e propostas renovadas. A equipe organizou a colônia de férias, que é a nossa primeira atividade especial de 2026. É o pontapé inicial na programação do parque, que preserva as brincadeiras da infância. Aqui, oferecemos jogos recreativos e educativos, com muita dinâmica, para que as crianças deixem o celular de lado e vivenciem o mundo real, desenvolvendo habilidades, se divertindo e sendo felizes. É o parque que preserva as infâncias na gestão do prefeito David Almeida”, declarou Júnior Mar.
De acordo com o diretor do parque Cidade da Criança, Thiago Nogueira, a colônia de férias foi pensada como o cartão de visita do espaço, e outras atividades já estão sendo planejadas. “Nós idealizamos uma atividade que representasse o parque. As inscrições foram realizadas através de um link na internet, nosso principal canal de comunicação, onde divulgamos toda a programação. O cadastro foi necessário para garantir um quantitativo de crianças que pudesse ser atendido com segurança. Em apenas meia hora, a expectativa foi alcançada. Ao todo, mais de 500 crianças estão inscritas para os dez dias de programação, com uma média diária de 50 a 60 participantes. Já adiantamos que, em fevereiro, estamos planejando o baile infantil, sempre com foco ambiental e educacional”, afirmou Thiago.
A dona de casa Marcela Raposo levou os três filhos para a colônia de férias e elogiou a iniciativa, destacando a diversidade das atividades oferecidas. “Gostei muito da proposta. Vi a divulgação no Instagram, fiz a inscrição e consegui vaga logo no primeiro dia. A ideia é tirar as crianças um pouco da televisão e do celular e trazê-las para aproveitar as férias aqui no parque”, afirmou Marcela.
Atividades
Durante a programação da colônia de férias, as crianças participarão de diversas atividades pensadas para promover diversão, aprendizado e desenvolvimento, sempre respeitando a faixa etária de cada grupo. Entre as ações propostas estão os Jogos Simbólicos no Parque, o Circuito Baby, a Gincana do Parque, a Musicalização, os Jogos Tradicionais, a Ioga, o Ateliê das Artes, as Brincadeiras Tradicionais, o Ateliê Criativo, além de Jogos de Combate e aulas de Kung Fu.
Cada atividade é cuidadosamente planejada e adaptada de acordo com a idade das crianças, garantindo segurança, inclusão e estímulos adequados às habilidades físicas, cognitivas e emocionais de cada participante.
Horário e Funcionamento do Parque
O parque abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 18h, funcionando de forma contínua, sem intervalo para almoço. Para maior conforto das crianças, recomenda-se que tragam garrafa de água, lanche individual, quando necessário, roupas leves e confortáveis, além do uso de protetor solar e repelente.
— — —
Texto – Thalia Rodrigues e Jorgiane Castinares/Semed
Fotos – João Viana/Semcom

