Blitz Amazônico
Política

Presidente Roberto Cidade reforça compromisso com inclusão no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência*

Dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que 266.814 pessoas vivem com algum tipo de deficiência no Amazonas, o que corresponde a 7,01% da população do Estado.

Em Manaus, esse índice chega a 7,4%, com 147.873 indivíduos. Diante desse cenário, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), destacou a importância de fortalecer políticas públicas que garantam melhores condições de vida às pessoas com deficiência (PcDs).

“Eu reforço novamente que todo o esforço voltado às pessoas com algum tipo de deficiência deve pautar um mandato público. A realidade de um PcD é dura, sobretudo pelo preconceito, pela falta de apoio, de informação e de políticas públicas assertivas no auxílio a esses cidadãos. Nosso compromisso é trabalhar para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos respeitados e oportunidades iguais, seja no acesso à saúde, à educação ou ao mercado de trabalho”, afirmou Cidade.

Ao longo do mandato, o parlamentar já apresentou 19 matérias legislativas voltadas à causa. Entre as leis de sua autoria estão:

Lei nº 6.001/2022 – Determina que laboratórios particulares e/ou conveniados realizem a coleta de materiais para exames laboratoriais de idosos ou pessoas com deficiência em domicílio ou em unidades de saúde próximas;

Lei nº 6.259/2023 – Obriga estabelecimentos públicos e privados, além de repartições públicas, a inserir o símbolo mundial da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas de atendimento prioritário e nas vagas preferenciais reservadas às PcDs;

Lei nº 6.313/2023 – Institui o Dia Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA);

Lei nº 6.414/2023 – Cria o selo “Empresa Amiga dos Autistas e Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH)”;

Lei nº 6.318/2023 – Estabelece a obrigatoriedade de valorização da pessoa com deficiência nas peças publicitárias veiculadas pela administração pública estadual;

Lei nº 6.362/2023 – Institui o selo “Escola Amiga da Educação Inclusiva”.

Além da produção legislativa, Roberto Cidade já destinou mais de R$ 1,4 milhão em emendas parlamentares para beneficiar municípios como Parintins e Humaitá, principalmente no atendimento às pessoas com TEA.

Também atuou na articulação, junto ao Governo do Estado, para garantir recursos destinados à compra de equipamentos para o Centro de Reabilitação e Fisioterapia Ailson Souza da Silva, em Nova Olinda do Norte, referência no atendimento especializado a pessoas com deficiência.

“É nosso dever, enquanto homens públicos, lutar contra o preconceito e criar condições reais de inclusão. Seguiremos empenhados para que cada pessoa com deficiência no Amazonas seja respeitada e acolhida”, reforçou Cidade.

Dia Nacional

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de setembro, foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão.

Considera-se pessoa com deficiência aquela que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e que requer atenção integral, abrangendo ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. As deficiências são classificadas em cinco categorias: física, visual, auditiva, mental e múltipla.

— — —

Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / 3183-4395

Foto – Artur Gomes

Post Relacionado

PL de Roberto Cidade que estabelece plano de ação às mudanças climáticas no Amazonas avança nas comissões da Aleam

blitzamazonico

Jornalista Alex Braga assume presidência do PTB em Roraima e traça objetivos para a fusão com o Patriotas

blitzamazonico

*PL de Roberto Cidade que dispõe sobre novos negócios de impacto social avança nas comissões da Aleam

blitzamazonico