Blitz Amazônico
Política

Presidente Roberto Cidade reabre os trabalhos legislativos do plenário do Parlamento Amazonense nesta terça-feira, 5/8

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), comandará, na terça-feira (5/8), a sessão ordinária que marca a retomada das atividades parlamentares em plenário da 20ª Legislatura. 

Entre as ações previstas para o segundo semestre, destacam-se a análise e votação de matérias legislativas, a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Síndrome de Down, a realização do concurso público da Casa e a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

“Teremos um segundo semestre ainda mais produtivo, assim como foram os primeiros seis meses de 2025. Os 24 deputados estaduais estarão comprometidos e atentos às pautas que impactam diretamente a vida da nossa população. Já apreciamos a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, até dezembro, votaremos a LOA, que norteará o orçamento do Estado em 2026. Vamos trabalhar intensamente até o fim do ano para zerar todas as pautas de projetos em tramitação na Casa”, afirmou o presidente, lembrando que, a partir deste semestre, os parlamentares poderão apresentar emendas impositivas ao orçamento estadual.

“Este é um momento importante, pois nossos deputados poderão propor emendas impositivas com vigência a partir de 2026. Graças à nossa gestão, tornou-se lei na Assembleia a destinação de 50% das emendas obrigatoriamente para a área da saúde. Isso representa mais investimento nesse setor nevrálgico e que salva vidas”, completou Cidade.

Centro Sensorial

O presidente também anunciou que está prevista para outubro a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial, que funcionará nas dependências da Assembleia Legislativa. 

O espaço ofertará terapias e atendimentos especializados para crianças e adolescentes com TEA e Síndrome de Down.

Concurso público

Outro destaque do segundo semestre será a realização do concurso público da Aleam, após 14 anos. O certame ofertará 100 vagas para provimento imediato — sendo 60 para cargos de nível superior e 40 para nível médio —, além de 200 vagas para cadastro de reserva. 

A Fundação Getulio Vargas (FGV) será a responsável pela organização e aplicação das provas.

Saiba mais

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um dos três instrumentos de planejamento previstos na Constituição Federal, ao lado do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

A LOA estabelece as previsões de receita e fixa as despesas públicas para o exercício seguinte.

Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / 3183-4395

Foto – Herick Pereira

Post Relacionado

MP libera recursos para empresas afetadas por apagão em São Paulo

EDI FARIAS

Lula quer ações para desenvolvimento sustentável da América Latina

EDI FARIAS

Roberto Cidade realiza reuniões com pré-candidatos a vereador e apoiadores neste sábado, 20

blitzamazonico