Blitz Amazônico
Política

Presidente Roberto Cidade presta contas de sua gestão na presidência da Aleam e de sua atuação parlamentar*

Ao finalizar mais um ano de atividade parlamentar, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), deu início a uma série de entrevistas de prestação de contas. Nesta sexta-feira, 22/12, o deputado esteve na Rede Amazônica para falar da sua atuação enquanto presidente do Legislativo Estadual e do seu mandato.

Em participação no programa Bom Dia Amazônia, Cidade falou sobre alguns dos principais desafios enfrentados pela 20ª Legislatura da Aleam, tais como a defesa da manutenção da BR-319 e os impactos da Reforma Tributária para o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM).

“Tivemos, no início desta Legislatura, alguns desafios importantes, mas considero que conseguimos superar os principais deles. A estiagem foi um grande problema e isso deve impactar diretamente na receita do Estado. Por outro lado tivemos os ganhos mantidos com a aprovação do texto da Reforma Tributária. Os incentivos do modelo ZFM estão mantidos e esse é um tema que une a todos, Executivo e Legislativo, de todas as esferas. Considero que tivemos importantes ganhos em 2023”, afirmou.

O parlamentar também falou de uma pauta que une todos os amazonenses: a pavimentação da rodovia BR-319. “Esse é um assunto que defendo desde o início do meu mandato, quando assumi a Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Aleam. E este ano, a nossa luta foi intensificada, tanto nas cobranças ao DNIT com relação à recuperação das pontes que desabaram, como quando precisamos nos posicionar diante da ministra Marina Silva que, mais uma vez, mostrou seu pensamento equivocado sobre a estrada”, continuou.

Cidade falou ainda sobre a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) e dos empréstimos aprovados pela Assembleia Legislativa em favor do Governo do Amazonas. O presidente reforçou que, com esclarecimentos e diálogo, a ampla maioria dos deputados entendeu a necessidade dos empréstimos, com a certeza de e que o governo tem condições de honrá-los. 

“O orçamento do Estado em 2024 terá como prioridade a saúde, mas dedicará atenção especial também à educação, à segurança pública e à infraestrutura. Os técnicos do Estado fizeram os esclarecimentos necessários aos parlamentares e nós aprovamos os empréstimos. A Assembleia Legislativa do Amazonas trabalha para ajudar no desenvolvimento do Estado e nos investimentos para a melhoria da vida dos amazonenses”, destacou.

Post Relacionado

Eduardo Braga garante: Manaus ganhará 4,6 mil unidades habitacionais

blitzamazonico

Roberto Cidade preside solenidade de outorga da ‘Medalha Ruy Araújo’ ao subprocurador de Manaus, Marco Aurélio Choy

blitzamazonico

No Dia da Amazônia, Roberto Cidade chama atenção para leis de proteção ambiental e valorização dos povos indígenas

victoria Farias