Blitz Amazônico
Política

Presidente Roberto Cidade condecora professor de Carauari com a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias

Em reconhecimento aos serviços prestados à população do Amazonas, em especial à população da zona rural de Carauari (distante 787 quilômetros de Manaus), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), outorgou ao professor doutor Huanderson Barroso Lobo, a Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias. Homenagem realizada anualmente pela Aleam aos profissionais de educação, a medalha nesta edição condecorou 34 professores que se destacaram no exercício de suas atividades.

“Homenagear os professores com a Medalha Professora Ignês de Vasconcellos Dias é uma forma que essa Casa encontrou de materializar e eternizar a importância dos educadores e de suas obras para a formação da população amazonense. É uma demonstração de respeito e reverência. Parabenizo a todos os professores em nome do professor doutor Huanderson Barroso Lobo, que faz um trabalho belíssimo em Carauari”, declarou o deputado presidente.

Filho do pescador Nalberto Gomes Lobo e da agricultora Maria Zilma Melo Barroso, Huanderson Barroso Lobo foi o primeiro da família a ingressar em uma faculdade. É graduado em Gestão Ambiental e em Pedagogia Intercultural Indígena pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialista em Gestão Escolar e Orientação Pedagógica, mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, e, em 2020, ingressou no doutorado em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Tenho a honra de ser indicação do presidente Cidade a partir das minhas experiências. São 14 anos desenvolvendo esse trabalho na educação. Recebo com muita felicidade essa medalha. Agradeço ao deputado Roberto Cidade pela valorização e pela oportunidade de participar desse momento em que represento todos os meu conterrâneos de Carauari”, afirmou. 

Em abril deste ano venceu, na categoria Educadores, o Prêmio LED de Educação – 2024 com o projeto “Formação de professores na reserva de desenvolvimento sustentável de Uacari”. O projeto se destacou por promover a formação de professores em áreas rurais remotas do Amazonas, especificamente em Carauari, dentro de uma reserva de desenvolvimento sustentável às margens do rio Juruá.

“Desenvolvi em Carauari um trabalho baseado nas experiências da área rural e neste ano tive a felicidade de ser o vencedor nacional do prêmio LED. Fazer educação no nosso Estado é difícil, a começar pelos desafios com logística. Neste momento de eventos extremos, nós necessitamos fazer esse link entre educação e preservação do meio ambiente. A gente faz educação baseado em princípios sustentáveis. Ao longo da minha trajetória recebi reconhecimento regional e, neste ano, nacionalmente com o prêmio LED, que é considerado o maior prêmio de educação do Brasil. Ter alguém representando o Norte, o Amazonas, Manaus e Carauari é motivo de muita felicidade para todos nós. É um prêmio que vem na coletividade”, disse.

Medalha Professora Ignês de Vasconcellos

A Medalha do Mérito Legislativo Educacional Professora Ignês de Vasconcellos Dias foi criada pela Resolução Legislativa nº 459/2009, de autoria da ex-deputada Therezinha Ruiz, com a finalidade de reconhecer a dedicação e trabalho dos professores que se distinguirem por seus méritos tanto na educação pública quanto na privada, no âmbito do Estado do Amazonas.

A honraria é entregue anualmente e cada deputado estadual indica um profissional para ser homenageado com a comenda. Neste ano, o Fórum de Educação indicou mais um nome e os deputados membros da Comissão de Educação da Aleam indicaram mais nove profissionais, totalizando 34 educadores homenageados em 2024.

Foto – Herick Pereira

Post Relacionado

Roberto Cidade propõe conjunto de ações para auxiliar egressos de instituições de acolhimento

victoria Farias

“Investir em saneamento é investir na saúde das pessoas”, diz Roberto Cidade

blitzamazonico

Reforma tributária deve ser votada ainda neste semestre na Câmara

EDI FARIAS