Blitz Amazônico
Política

Presidente Roberto Cidade comanda votação que aprovou remissão e renegociação de dívidas de produtores rurais junto à Afeam em razão da estiagem severa

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), comandou nesta quinta-feira, 17/10, a votação que aprovou a remissão e a renegociação de dívidas de produtores rurais, micro e pequenos empresários e profissionais autônomos de baixa renda junto à Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) em decorrência dos efeitos provocados pela estiagem severa deste ano. Durante a votação foram apreciadas ainda outras 54 matérias legislativas.  

“Tivemos na sessão plenária desta quinta-feira uma extensa pauta de votação, com destaque para a Mensagem Governamental que concede remissão e prevê a renegociação de dívidas de produtores rurais, micro e pequenos empresários, entre outros, junto à Afeam. Neste momento de estiagem extrema, infelizmente, quem vive da agricultura, pecuária e piscicultura, por exemplo, tem encontrado muitas dificuldades. É importante que o Estado, por meio da Aleam, conceda esse auxílio tão necessário”, declarou. 

Conforme o Projeto de Lei nº 628/2024, a concessão dos benefícios se dará aos municípios que tiveram reconhecida a calamidade pública ou estado de emergência pela Defesa Civil do Estado do Amazonas ou Secretaria Nacional da Defesa Civil. O PL segue à sanção governamental. 

Coautoria

Entre os projetos aprovados por unanimidade na sessão plenária, desta quinta-feira, estão cinco matérias que têm o deputado presidente como coautor. São o PL nº 291/2021, que concede prioridade à pessoa com deficiência e à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Sistema de Marcação de Consultas de Exames (Sisreg), de iniciativa da deputada Dra. Mayara Reis Pinheiro (Republicanos); o PL nº 977/2023, que consolida a legislação relativa à pessoa com deficiência no que se refere à gratuidade para pessoas com Síndrome de Down, TEA e meia-entrada para seus acompanhantes em eventos, que tem como primeira autora, a deputada Joana Darc (União Brasil). 

E ainda os PLs nº 344/2024, que dispõe sobre o direito à informação sobre os serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde do Estado do Amazonas, de autoria do deputado Felipe Souza (PRD); o nº 374/2024, que estabelece a Semana Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, do deputado João Luiz (Republicanos) e o PL nº 383/2024, que consolida a legislação relativa à pessoa com TEA, estabelece a presença de mediadores em escolas particulares sem a cobrança de custo adicional, cuja iniciativa foi do deputado Felipe Souza (PRD).

Foto – Rodrigo Brelaz

Post Relacionado

PL de Roberto Cidade que estabelece plano de ação às mudanças climáticas no Amazonas avança nas comissões da Aleam

blitzamazonico

Representantes da Polícia Militar apresentam demandas da categoria ao presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade

victoria Farias

Jornalista Alex Braga assume presidência do PTB em Roraima e traça objetivos para a fusão com o Patriotas

blitzamazonico