A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (29/8) na sede do TST em Brasília/DF
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes, é o novo representante da região Norte no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). A posse como conselheiro do CSJT ocorreu na manhã desta sexta-feira (29/8), durante a 6ª sessão ordinária na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST) em Brasília (DF).
Na ocasião, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª (GO), desembargador Eugênio José Cesário Rosa, também foi empossado, assumindo o cargo como conselheiro representante da região Centro-Oeste. Os novos conselheiros do CSJT foram indicados pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) e nomeados pelo presidente do TST e do CSJT, ministro Aloysio Corrêa da Veiga.
Compromisso com a ampliação da justiça
Ao dar boas-vindas aos dois novos conselheiros, o ministro Aloysio Corrêa da Veiga destacou o momento emblemático de comemoração dos 20 anos de instalação do CSJT, cujo papel é essencial para fortalecer a unidade institucional da Justiça do Trabalho. “O CSJT se consolidou como um pilar fundamental para a Justiça do Trabalho, a beneficiar milhões de brasileiros, com sua prestação jurisdicional mais rápida e eficiente. Por trás de cada projeto, cada meta alcançada e cada inovação existe um esforço de pessoas. Magistrados e servidores são a força motriz que impulsiona o nosso Conselho, com dedicação, excelência e espírito público. Todos transformam desafios em oportunidades, fortalecem nosso futuro e ajudam a construir a história de credibilidade que hoje celebramos”, declarou.
O presidente do TRT-11 agradeceu e disse sentir-se honrado em representar os tribunais amazônicos nos próximos dois anos. “Assumo esta missão com humildade e firme propósito de contribuir para o fortalecimento da nossa Justiça do Trabalho. Trago comigo o compromisso de trabalhar para que a Justiça do Trabalho chegue com eficiência e sensibilidade a todos os cidadãos, inclusive aos que vivem nas áreas mais distantes do nosso país. Espero que possamos contribuir e melhorar as condições administrativas da nossa região, dos nossos tribunais e pensar também no Brasil como um todo”. Ele ressaltou o apoio e contribuição dos colegas da 8ª Região (PA/AP) e da 14ª Região (RO/AC), para que possam manter um discurso sobre a Amazônia e o compromisso com a ampliação do acesso à justiça na região.
Trajetória na Justiça do Trabalho
Natural de Manaus/AM, graduado em Administração e Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o desembargador Jorge Alvaro Marques Guedes tem uma trajetória de mais de quatro décadas dedicadas à Justiça do Trabalho. Ingressou como servidor do tribunal em novembro de 1981, cargo que exerceu durante sete anos. Em março de 1989, tomou posse como juiz do Trabalho substituto.
Foi titular das Varas do Trabalho de Tabatinga, Presidente Figueiredo e da 8ª Vara do Trabalho de Manaus. Exerceu o cargo de presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 11ª Região (Amatra11) entre os anos 1995 e 1998. Promovido a desembargador em 2013, ocupou os cargos de vice-presidente (2016/2018) e presidente da Terceira Turma (2014/2016 e 2022/2024). Tomou posse como presidente do TRT-11 em 13 de dezembro de 2024 para o biênio 2024/2026. Em reunião ordinária do Coleprecor realizada em 17 de junho deste ano, foi eleito para representar a região Norte como conselheiro do CSJT.