Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura tem alta de mais de 87% em Habite-se de projetos de habitação de interesse social

Entregando moradias e mudando vidas, programas como o “Minha Casa, Minha Vida” tem mais do que impacto social e humano, refletindo diretamente na geração de empregos, no desenvolvimento urbano e na dignidade das famílias. E, a Prefeitura de Manaus se soma aos esforços para reduzir o déficit de habitação na capital, registrando aumento de 87,5% na emissão de Habite-se para empreendimentos multifamiliares dentro da Gerência de Aprovação de Projetos de Interesse Social (Gapis), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

De janeiro a novembro deste ano, foram expedidos 15 Habite-se, contra oito do ano anterior. Foram elaborados ainda 196 pareceres, emitidos 27 alvarás de construção e 51 renovações de alvará, e realizadas 416 análises dentro do programa federal.

Já dentro do programa de Arquitetura Social, a alta foi de 1,2%, com a análise de 163 projetos, contra 161 de 2024. Na habitação popular foram emitidos 2 alvarás e dois Habite-se.

Construção civil

No Brasil, a construção civil tem uma projeção de crescimento de 2,3% para o Produto Interno Bruto (PIB), segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Esse avanço será possível com a união de forças entre governos, iniciativa privada e instituições financeiras, garantindo crédito acessível e desburocratização para que mais famílias possam realizar o sonho da moradia.

Em Manaus, a habitação de interesse social é fundamental para reduzir ocupações irregulares, melhorar a infraestrutura urbana e promover inclusão. “Cada projeto habitacional bem planejado é um passo importante para uma cidade mais justa, segura e organizada — onde todos possam viver com dignidade. O programa também atua para a expedição do Habite-se, documento definitivo que autoriza o uso e ocupação de um imóvel, prédio ou edifício”, afirmou a gerente do Gapis, arquiteta e urbanista Bianca Moura.

O programa visa atender principalmente a população de baixa renda, oferecendo croquis de planta baixa e apoio para a regularização de imóveis, com foco na melhoria da qualidade de vida e na garantia do direito de construção. São oferecidos acompanhamento completo durante todas as fases de aprovação e regularização, incluindo licenciamento e tramitação nos setores técnicos do Implurb.

Acesso

Para ter acesso à Arquitetura Social, o interessado deve apresentar, junto ao Implurb, um documento de posse do imóvel (registro de imóveis, título definitivo ou escritura pública) e comprovar que recebe, no máximo, até cinco salários mínimos. O programa é voltado para edificações de até 100 metros quadrados, exclusivamente residenciais ou com uso misto, residencial e comercial, e até dois pavimentos. Para projetos de até 70 metros quadrados, o beneficiário pode ter uma renda de até três salários mínimos, e para projetos de até 100 metros quadrados, a renda deve ser de até cinco salários mínimos.

Após a aprovação, o projeto básico de arquitetura será elaborado pelo técnico responsável do Implurb, e o interessado deverá apresentar um responsável técnico pela execução da obra, com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART/RRT).

O atendimento pode ser solicitado pelo e-mail gapis.implurb@manaus.am.gov.br, e o interessado deve preencher o formulário disponível no site do Implurb (implurb.manaus.am.gov.br), acessando a seção “Lista de Documentos” para verificar os documentos necessários para aprovação e licença.

Uma vez formalizado o processo, a Gapis realiza o levantamento técnico, coletando as medidas da obra (se em execução) ou da edificação (em caso de regularização), e elaborando um laudo técnico conforme o Plano Diretor de Manaus.

O Código de Obras do Município (Lei 003/2014), no artigo 11, estabelece que o “Poder Executivo municipal poderá, a requerimento do interessado, fornecer projeto para habitação popular para pessoas com renda de até cinco salários mínimos, conforme a legislação urbana vigente”.

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Foto – Valdo Leão/Semcom

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus realiza convocação de 400 candidatos do cadastro de reserva da Semed

Patrick

Manaus está entre as melhores cidades para se fazer negócios no país

blitzamazonico

Conferência de urnas garante transparência nas eleições de Conselheiros Tutelares

victoria Farias