Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura seleciona artistas locais para compor line-up do #SouManaus 2023

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), está selecionando, via curadoria interna, os artistas locais que se apresentarão em um dos sete palcos do maior festival de artes integradas do Norte, o “#SouManaus Passo a Paço 2023”, que acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, no centro histórico.

line-up do evento conta com ritmos musicais variados, além de artes visuais, audiovisual, circo, dança, hip-hop, literatura, tradições culturais, teatro, gastronomia e moda. Durante três dias, o #SouManaus 2023 contará com sete palcos e programação, das 18h às 3h, para todas as faixas etárias.

Para democratizar e garantir transparência na seleção dos artistas, a Manauscult segue três requisitos: que o objeto da contratação seja o serviço de um artista profissional; que o artista seja consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública; que o artista seja residente na cidade de Manaus com mérito cultural e expertise do fazer artístico com comprovação em portfólio.

O diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, destaca que a análise dos nomes passa por uma avaliação criteriosa, e que a presença de palco, os dados de mídia sharing e o apelo cultural estão entre os itens verificados.

“Este ano o #SouManaus está abordando a sustentabilidade, ancestralidade e inovação tecnológica. Esses três eixos estão direcionando nosso planejamento para os mais de 43 mil metros quadrados, sete palcos e mais de 600 fazedores de cultura. Isso influi, inclusive, na escolha dos artistas locais. Na semana passada anunciamos, dentre os mais de 60 nomes, uma atração indígena, uma drag queer e dois artistas afro-religiosos, atendendo o apelo dos movimentos culturais”, destacou.

Curadoria interna

Composta por gestores com formação artístico-cultural, a curadoria interna avaliou, até o momento, mais de 900 portfólios de um total de 1.642 artistas cadastrados no banco de dados da Manauscult. 

Dentre os pontos avaliados, a performance nos palcos e presença nas mídias digitais, são itens considerados importantes pela comissão de seleção, além do portfólio artístico e critérios objetivos como: residir em Manaus e a criatividade do profissional com o maior número de linguagens artísticas.

Estratégia

Este ano a Manauscult inovou na forma de comunicar ao artista pré-selecionado para ingressar no festival. Durante transmissão ao vivo, sempre a partir das 19h, a comissão divulga um ou mais nomes que farão parte do line-up.

Texto e fotos – Emanuelle Baires / Manauscult 

Post Relacionado

Prefeito lança nova fase do ‘Asfalta Manaus’ com ações em três zonas da capital

blitzamazonico

Prefeitura participa de seminário sobre direitos da Pessoa com Deficiência

victoria Farias

Prefeitura realiza abertura do projeto ‘Esmam vai às Escolas’ na zona Leste 

blitzamazonico