A partir do dia 2 de janeiro de 2025, a cidade de Manaus voltará a contar com a fiscalização eletrônica iniciando pela avenida do Turismo, na zona Oeste, onde neste ano foram registradas 17 mortes em acidentes de trânsito, consolidando-se como a via com maior número de ocorrências fatais. No local já foram instalados sete radares fixos.
A medida adotada pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tem como objetivo conter o número crescente de acidentes de trânsito com vítimas fatais registrados na capital amazonense nos últimos anos.
De janeiro a novembro deste ano, houve um aumento preocupante de 19% no número de óbitos no trânsito em comparação com o mesmo período de 2023. No total, 292 pessoas perderam a vida nas vias da cidade neste ano, enquanto no ano anterior esse número foi 228.
Um dado alarmante é que quase metade das vítimas fatais eram motociclistas, grupo que apresentou um salto significativo de acidentes. Neste ano, 146 motociclistas morreram no trânsito, representando um aumento de 39% em relação a 2023, quando foram registrados 105 óbitos dessa categoria.
O diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, destaca que a volta dos radares eletrônicos será fundamental para coibir infrações como o excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes graves. Além disso, a fiscalização eletrônica deve estimular um comportamento mais responsável dos condutores, reduzindo os riscos nas vias.
”É isso que a gente quer, que as vias da cidade estejam mais seguras, que sejam lugares para as pessoas se deslocarem e possam voltar para as suas casas. Nós estamos investindo para que a cidade de Manaus tenha mais segurança viária, para que a gente possa salvar vidas, uma vez que tem tido muito acidente fatal nos últimos meses na cidade”, declarou.
Medidas para um trânsito mais seguro
A prefeitura reforça que a medida faz parte de um conjunto de ações para melhorar a segurança viária na cidade. “A reativação dos radares é essencial para salvar vidas e reduzir o impacto da imprudência no trânsito. Os números são alarmantes, e precisamos agir rapidamente para reverter essa situação”, afirmou Paulo Henrique.
A população será informada previamente sobre os pontos de instalação dos radares, bem como orientada sobre os limites de velocidade em cada trecho. Além disso, as campanhas de conscientização devem ser intensificadas, com foco nos motociclistas, que figuram como as principais vítimas no trânsito da cidade.
Impacto esperado
Dados históricos mostram que a fiscalização eletrônica é eficaz na redução de acidentes fatais. Manaus, que já contou com esse sistema no passado, registrou queda significativa nas ocorrências graves durante o período de funcionamento dos radares.
A retomada da fiscalização não é apenas uma questão técnica, mas uma ação que reflete o compromisso com a preservação da vida. A expectativa é que, com uma nova política de controle de velocidade, Manaus possa reduzir os índices de mortalidade no trânsito e oferecer mais segurança aos pedestres e motoristas.
Locais de Instalação dos Radares
1 – Avenida do Turismo – Ponta Negra – sentido complexo turístico Ponta Negra
2 – Avenida do Turismo, oposto condomínio Mediterrâneo 1 – Tarumã sentido aeroporto Eduardo Gomes
3 – Avenida do Turismo/avenida Thales Loureiro – Ponta Negra sentido complexo turístico Ponta Negra
4 – Avenida do Turismo, oposto ao residencial Viver Tarumã – Tarumã-Açu sentido Oeste
5 – Avenida do Turismo, em frente ao condomínio Viva Vida Tarumã – Tarumã sentido Leste
6 – Avenida do Turismo, escola municipal Marechal Cândido Rondon/ponte do Igarapé da Bolívia – Tarumã sentido Norte
7 – Avenida do Turismo, oposto a empresa Vida Film, Tarumã sentido Oeste
Foto – Divulgação/IMMU