A Prefeitura de Manaus está desenvolvendo uma programação especial nas unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em referência ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, comemorado nesta quarta-feira, 26/4. O objetivo da iniciativa, que acontece em todos os Distritos de Saúde da capital, é alertar sobre o impacto da hipertensão na qualidade de vida da população.
A abertura da programação aconteceu na Unidade de Saúde da Família (USF) José Figliuoulo, no conjunto Residencial Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona Norte da capital. Além de atendimentos ambulatoriais, foram ofertadas atividades físicas, rodas de conversa e palestras incentivando a alimentação saudável.
A gerente de Condições Crônicas da Semsa, Lílian Paula Zacarias, explicou que todos os Distritos de Saúde estarão promovendo ações direcionadas aos usuários hipertensos e diabéticos até o dia 20/5.
“As equipes estarão ofertando consultas médicas e de enfermagem, avaliação neuromotora e estratificação de risco, além de orientações sobre alimentação saudável, hipertensão e diabetes, rodas de conversa e exercícios físicos de autocuidado em grupo. Nosso objetivo é que as pessoas fiquem vigilantes sobre o risco que a hipertensão representa à sua vida”, assinalou.
Segundo Lílian, a estimativa é que no Brasil, 13 milhões de pessoas sofram com a hipertensão arterial, o que representa 6,9% da população brasileira. No município de Manaus, a estimativa é de 365.063, sendo 85 mil cadastrados nas unidades de saúde segundo o painel de informações da Semsa.
Para a diretora da USF José Figliuolo, Lúcia Passos, as ações de educação em saúde são essenciais para sensibilizar a população a respeito dos bons hábitos alimentares e da prática de atividades físicas. “Além das consultas de rotina, enfatizamos aos nossos usuários que a atividade física é um importante ponto de apoio para ter uma vida de qualidade”, reforçou.
As atividades realizadas da USF José Figliuolo contaram com a parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que distribuiu mudas de plantas durante o evento, e da Fundação Manaus Esporte (FME), cujos os coordenadores promoveram atividades físicas de baixo impacto, para demonstrar os benefícios das atividades físicas para o corpo e para a mente.
“Foram atividades leves que não exigem muito do corpo, mas que trazem muitos benefícios. O importante neste caso é a constância, manter esse hábito de se exercitar todos os dias”, acrescentou o professor de educação física da FME, Ozenildo Silva.
Texto – Tânia Brandão / Semsa
Fotos – Guilherme Silva / Semsa