Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza webconferência para reforçar ações de prevenção ao câncer do colo do útero

Como parte das atividades da campanha “Março Lilás”, mês de combate ao câncer do colo do útero, a Prefeitura de Manaus promoveu uma webconferência, na tarde desta quarta-feira, 1º/3, reunindo diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a fim de reforçar as ações de prevenção contra a doença, alinhar fluxos de trabalho, esclarecer dúvidas e, consequentemente, qualificar o acolhimento às usuárias.

A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Semsa, Lúcia Freitas, informou que as discussões sobre o “Março Lilás” foram realizadas durante o “Diálogos na Atenção Primária à Saúde (APS)”, estratégia da secretaria para envolver os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em treinamentos e capacitações constantes, promovendo assim a educação permanente da rede.

Também participaram da webconferência a médica ginecologista e obstetra Andreia Souza, da UBS Nilton Lins; a diretora do Laboratório Municipal Prof. Sebastião Ferreira Marinho, Claudionora Araújo; e a técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Nádia Pimentel.

“São cinco pontos-chaves que nós estamos debatendo, conversando e fortalecendo com os demais profissionais da rede: a vacinação contra o HPV, uso de camisinha, coleta de preventivo e acima de tudo, informação e acolhimento. Nosso objetivo é que o profissional multiplique, dentro da unidade dele, na sala de espera, no acolhimento, os mecanismos que a gente tem de prevenção do câncer de colo de útero”, disse Andreia Souza.

A diretora do Laboratório Municipal Prof. Sebastião Ferreira Marinho, Claudionora Araújo, destacou que a unidade é referência no município de Manaus para análise das lâminas coletadas durante o preventivo. O serviço, administrado pela Semsa, é um dos agentes fundamentais no combate ao câncer do colo do útero.

“Sempre digo que o nosso laboratório é um dos melhores do Brasil. Nós, atuando no diagnóstico, temos uma parceria muito boa com as equipes da assistência. Quando uma mulher apresenta uma lesão que é identificada no laboratório, nós imediatamente comunicamos o distrito de saúde e as unidades básicas para que seja feita a busca ativa dessa usuária, para dar agilidade ao atendimento e tratamento dela”, explicou Claudionora.

O encontro virtual foi transmitido da sede da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), das 14h às 15h30. Os profissionais participantes puderam interagir por meio de chat, tirando dúvidas, contribuindo com sugestões para otimizar o fluxo da rede e compartilhando experiências exitosas no seu território, no que diz respeito à saúde da mulher na Atenção Primária.

Serviços

A enfermeira Lúcia Freitas informou que durante todo o mês de março, as UBSs de Manaus irão intensificar os serviços de prevenção ao câncer do colo do útero, principalmente para as mulheres na faixa etária de risco, de 25 a 64 anos de idade, que devem realizar a coleta do exame preventivo para rastrear possíveis sinais da doença de forma precoce.

Também será colocada em evidência a vacinação contra o HPV, disponível em todas as 171 salas de vacina da rede para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade, considerando que a infecção pelo Papilomavírus humano (HPV) apresenta risco de desenvolvimento para esse tipo de câncer.

“Esses serviços serão combinados com inúmeras ações de educação em saúde nas UBSs, que visam sensibilizar a população sobre o problema e a importância do autocuidado, com distribuição de material informativo e preservativos internos e externos. É uma ação que ganha essa visibilidade maior no mês de março, mas que continua sendo executada permanentemente nas unidades da Semsa, durante todo o ano, para que possamos reduzir a mortalidade de mulheres por esse tipo de câncer”, pontuou Lúcia.

Post Relacionado

‘Asfalta Manaus’, da prefeitura, recapeia novo trecho no conjunto Vista Bela

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus realiza final do 5º Campeonato Soletrando da DDZ Oeste

victoria Farias

Casarão de São Vicente tem projeto analisado pelo Iphan para o ‘Nosso Centro’

blitzamazonico