A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), realizou, na quarta-feira, 15/2, visitas a empresas do setor privado para estabelecer parcerias para captação de vagas de emprego. O objetivo da ação é entender junto aos empregadores as demandas do mercado para qualificar a mão de obra que possa atendê-los.
“Nós temos buscado viabilizar os serviços para ambos os lados da empregabilidade: qualificando quem procura emprego e oferecendo mão de obra qualificada para quem está em busca de profissionais capacitados, e tudo o que ouvimos hoje será transformado em qualificação profissional gratuita, que vai empregar e ajudar muitas famílias”, relatou o subsecretário de Assuntos Administrativos da Semtepi, Wagno Oliveira.
Ainda de acordo com o subsecretário, ouvir quem emprega é importante para apresentar o Sine como uma ferramenta que pode e deve ser utilizada por eles de maneira que facilite a procura pelo profissional com o perfil desejado.
O banco de dados do Sine Manaus possui mais de 35 mil profissionais cadastrados, e tem oferecido de maneira totalmente gratuita cursos profissionalizantes para que qualquer cidadão possa fazer sua inscrição e se capacitar.
De acordo com Fábio Araújo, diretor do Sine Manaus, as visitas aos setores que mais empregam em Manaus são extremamente necessárias.
“Não é interessante para a prefeitura qualificar pessoas que o mercado não esteja precisando receber, é necessário ter essa troca com as empresas para entender e atender a demanda, aumentando a chance de inserir cada vez mais pessoas no mercado de trabalho”, destacou Fábio.
Além dos cursos que fomentam o empreendedorismo, o projeto “Sine Qualifica”, voltado para qualificação de mão de obra, busca capacitar e encaminhar trabalhadores para o mercado de trabalho. As empresas interessadas em firmar parceria com o Sine Manaus devem fazer contato a partir do telefone (92) 99140-0671.