Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza reunião técnica para discutir a revitalização do centro cultural Banco da Amazônia no Centro Histórico de Manaus

Prefeitura de Manaus , por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), promoveu, na manhã desta segunda-feira, 26/5, uma reunião técnica que marcou mais um avanço no processo de estudo e revitalização do Banco da Amazônia (Basa). O encontro, realizado no auditório da mirante Lúcia Almeida, no centro histórico da cidade, contou com o grupo de trabalho instituído e responsável pela análise técnica do imóvel.

Na ocasião, o diretor do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Pedro Paulo Barbosa Cordeiro, apresentou o projeto de revitalização do espaço, que integra o programa “Nosso Centro”, iniciativa da Prefeitura de Manaus voltada à requalificação do centro urbano da capital. A proposta prevê a transformação do antigo prédio do Banco da Amazônia em um polo de inovação, empreendedorismo e gastronomia, com foco na valorização da economia criativa, da produção cultural local e da ocupação sustentável do patrimônio histórico.

Outro ponto relevante da pauta foi a formalização do Termo de Cessão de Uso de Bem Imóvel celebrado entre o Banco da Amazônia SA e o município de Manaus, que viabiliza juridicamente a destinação do edifício para uso público, com foco em atividades culturais e turísticas.

A visa a iniciativa de fortalecimento das políticas públicas de valorização do centro histórico. Para o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, o projeto simboliza um marco no processo de transformação da cidade.

“Estamos diante de uma iniciativa emblemática. O Banco da Amazônia possui um potencial significativo para se tornar um polo cultural e de inovação, integrando cultura, gastronomia, turismo e empreendedorismo. Trata-se de um passo essencial para consolidarmos o centro histórico como um território um território criativo e sonoro”, afirmou o diretor-presidente.

O vice-presidente de Turismo da Manauscult, Oreni Braga, também destacou a relevância da ação para o desenvolvimento do turismo na capital.

“A articulação entre os setores envolvidos reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável e criativo. A revitalização do espaço amplia as possibilidades de experiências culturais e turísticas em Manaus, promovendo o protagonismo da nossa gastronomia e o fortalecimento da nossa identidade”, destacou Oreni.

A reunião reforça o compromisso institucional da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult, com a preservação do patrimônio, o estímulo à economia criativa e a valorização do centro histórico como espaço estratégico para o desenvolvimento urbano e cultural.

Foto – Thelson Souza/Manauscult

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus promove passeio com crianças autistas na Ponta Negra

Patrick

Maternidade da prefeitura capacita profissionais em protocolos de controle de infecção hospitalar

victoria Farias

Prefeitura de Manaus reforça infraestrutura no Santa Etelvina com obra de drenagem profunda

victoria Farias