Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza reunião de planejamento para os 10 anos do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), realizou, nesta terça-feira, 29/7, uma importante reunião de alinhamento para o planejamento do “#SouManaus Passo a Paço 2025”, que neste ano celebra uma década de existência como o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil. O encontro ocorreu no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.


Marcado para acontecer nos dias 5, 6 e 7/9, no Centro Histórico de Manaus, o evento deste ano traz o tema “A Festa do Povo Floresta”, e promete ser a maior edição da história, consolidando o festival como referência nacional de acesso à cultura, diversidade e valorização da identidade amazônica.


Na programação, estão confirmadas mais de 2 mil apresentações de artistas locais, além de 20 atrações nacionais de peso, distribuídas em 17 palcos espalhados por toda a área do festival. Os espaços históricos e culturais da região central da capital serão novamente ocupados com música, arte urbana, gastronomia, exposições, teatro e ações interativas para todos os públicos.


Durante a reunião, o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, conduziu uma apresentação estratégica sobre o crescimento do festival ao longo dos anos. “O ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ será histórico. São 10 anos celebrando a cultura do nosso povo, abrindo espaço para artistas da terra e promovendo Manaus como potência cultural e turística. Essa é, sem dúvida, a maior festa popular gratuita da Amazônia e do Brasil”, destacou.


Segundo dados do “#SouManaus”, o público do festival tem crescido significativamente a cada edição: em 2022 foram mais de 380 mil pessoas, em 2023 esse número subiu para 420 mil, e em 2024 ultrapassou a marca de 450 mil participantes. A estrutura do evento comporta um público rotativo de até 200 mil pessoas por dia, movimentando a economia criativa, o turismo e o comércio da região.

A reunião demonstra que a realização do maior festival gratuito de artes integradas do Brasil, também é resultado da união estratégica entre os diversos órgãos públicos municipais, cujo trabalho conjunto transforma o centro histórico em uma verdadeira celebração do povo manauara e de sua rica identidade cultural.

Texto – Jéssica Trajano/Manauscult

Foto – Thelson Souza/Manauscult 

Post Relacionado

Prefeitura investe no setor primário do município e leva incentivos para a agricultura familiar em 2022

blitzamazonico

Prefeitura de Manaus retira 50 toneladas de lixo no Alvorada em grande mutirão

victoria Farias

Prefeitura de Manaus realiza Feira Municipal de Matemática 2023

Patrick da Silva FARIAS