Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza o encerramento do programa ‘Minha Escola Saudável’ em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes

Com o tema “Educação para proteger o futuro”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta quarta-feira, 29/11, o encerramento do programa “Minha Escola Saudável”, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Diabetes, comemorado no dia 14 de novembro. O encontro aconteceu no auditório da escola municipal Desembargador Cândido Honório Ferreira, no bairro Alvorada, zona Oeste.

O projeto contou uma roda de conversa com profissionais das áreas da Saúde, Nutrição, Psicologia (Pair), para dois públicos distintos, professores/servidores e para os alunos acometidos com diabetes. Além da roda de conversa, foram realizadas dinâmicas nutricionais e atendimentos de Práticas Integradas e Complementares em Saúde (Pics), desenvolvidas pelas áreas de interlocução do Plano Municipal da Saúde do Estudante da Psicologia e Nutrição (PMSE).

Organizado pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), o objetivo deste ano é destacar a necessidade de melhor acesso à Educação em Diabetes para profissionais da educação e estudantes com Diabetes Mellitus. Além da palestra, também ocorreu o festival infantil de judô, sem fins competitivos, com a apresentação dos festivais de badminton, basquetebol e remo, já realizados, em um telão de Led.

A coordenadora do programa “Minha Escola Saudável”, Regina Márcia, disse que 50 escolas fazem parte do projeto, atendendo 978 alunos inscritos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A educadora explica que é feito um trabalho multidisciplinar em diversas áreas, sempre buscando a saúde como um todo.

“Por isso, é importante essas informações sobre a importância, e esse mês específico com o Dia do Diabético e o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. A Semed, junto com a Semsa, sempre pensando no bem-estar e preocupados com essa orientação e informação que precisam chegar não só ao estudante e responsável, mas ao gestor também. Existem crianças com esse quadro, com essa doença e isso requer muito cuidado. Por isso, reunimos os gestores, na qual a Semsa detectou as crianças com diabetes, onde fomos às escolas e convocamos os gestores para receberem essa orientação, tanto nutricional, quanto aos cuidados que temos de ter”, contou.

A médica pediatra da Semsa, Jackeline Galdino, foi uma das palestrantes da programação. Segundo a especialista, é fundamental a participação dos pais, responsáveis e gestores das escolas para conhecer um pouco mais sobre a temática.

“O papel da Semsa, dentro do programa, sendo uma parceria da Semed, é justamente trazer a saúde para dentro do ambiente escolar. Sabemos que cada unidade básica de saúde, assim como a escola, atua em conjunto. A partir do momento que é detectada uma criança que pode vir a ter diabetes, no caso com obesidade e sobrepeso ou já possui, ela pode ser atendida por uma unidade básica de saúde. Fora isso, nós temos a prevenção à doença que foi trabalhada aqui hoje, na questão de evitar o aparecimento de diabetes do tipo 2 e trabalhar com aquelas crianças nossas que já tem o tipo 1”, completou.

A doméstica Sigrid Raphaele Ramos Cavalcante, de 32 anos, mãe da aluna do 2º período, Izabelly Freitas Cavalcante, de 6 anos, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rita Mourão, bairro Manoa, zona Norte, foi uma das responsáveis que gostou de ter participado da palestra.

“É muito bom, porque a criança se desenvolve mais, além da qualidade na alimentação também. Muita coisa eu não sabia, e hoje eu adquiri todas as informações por intermédio da palestra. Por exemplo, a alimentação tem coisas que não sabia e agora sei. Se todas as escolas fizessem isso seria muito bom”, concluiu.  

Foto – Eliton Santos / Semed

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus interdita avenida Djalma Batista nesta quarta-feira, 15/2

victoria Farias

Profissionais da saúde da Prefeitura de Manaus participam de rodas de conversa sobre combate à violência obstétrica

victoria Farias

Prefeitura divulga dados da 25ª edição do Informe Epidemiológico de Arboviroses na capital

blitzamazonico