A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realiza, nesta sexta-feira, 22/11, a limpeza e a desobstrução de bueiros entupidos, na alameda Cosme Ferreira, bairro Zumbi, importante via da zona Leste da cidade, com grande circulação de pessoas e veículos por conta do comércio na área.
O trabalho é rotineiro, mas é intensificado pela força-tarefa da prefeitura. A ação visa minimizar os impactos das chuvas que se aproximam, retirando os resíduos descartados irregularmente e, assim, garantindo maior fluidez das águas pluviais nas tubulações.
As equipes da Seminf utilizam um caminhão hidrojato, com a função principal da sucção. O uso desse equipamento é para a sucção de todo o lixo acumulado e dos resíduos que bloqueiam as caixas coletoras e as tubulações.
De acordo com o secretário de Obras, Renato Junior, a ação de limpeza e desobstrução é de grande importância para o bom funcionamento das redes de drenagem na capital.
“O serviço de forma mecanizada, com o hidrojato, tem um resultado infinitamente maior, reduzindo os locais de alagamentos e proporcionando o escoamento de águas pluviais em ruas e avenidas da cidade, como determina o prefeito David Almeida”, explicou Renato Junior.
Renato Junior ressaltou a importância da participação da população nessa força-tarefa, a partir da manutenção das caixas coletoras livres de lixo, realizando o acondicionamento correto do lixo e não descartando resíduos nas ruas.
“Todo lixo descartado, de forma irregular nas ruas, volta para a população em forma de problema, uma vez que é arrastado pela água da chuva para dentro das tubulações das galerias, provocando obstruções e rompimentos do equipamento público, resultando em alagamentos na cidade”, explicou Renato Junior.
O comerciante Jorge Lima, 58, acompanhou de perto o trabalho da prefeitura. “Esse ponto sempre alaga, infelizmente enche de lixo, porque as pessoas jogam na rua mesmo e entope tudo. Estou feliz em acompanhar o trabalho das equipes da prefeitura e admirado com tudo que tiraram de dentro do bueiro: garrafa PET, vidro, sacola. A prefeitura está fazendo sua parte e nós precisamos fazer a nossa para manter os bueiros livres e não alagar nossas casas”, alertou o morador.
Foto – Márcio Melo/Seminf