Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura realiza curso introdutório para novos servidores da Estratégia Saúde da Família da Semsa

Investindo na valorização do profissional com vistas ao aprimoramento da saúde pública, a Prefeitura de Manaus iniciou uma nova turma do Curso Introdutório para Novos Servidores da Estratégia Saúde da Família (ESF) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A titular da pasta municipal, Shádia Fraxe, deu as boas-vindas aos profissionais na abertura da formação, na tarde desta segunda-feira, 3/7, no auditório da Universidade Nilton Lins, zona Centro-Sul da capital.

Conforme a secretária, a formação e o aperfeiçoamento dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) fazem parte da estratégia da gestão municipal para a melhoria constante dos serviços ofertados à população no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O principal objetivo é orientar e qualificar o profissional que acabou de chegar aqui com a gente para levar à nossa população um serviço com muito mais qualidade, atendendo todas as normas do SUS e levando o melhor para Manaus em relação à saúde básica”, pontuou.

Ao todo, 52 servidores da Semsa participam do curso introdutório, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares odontológicos. A programação é coordenada pela secretaria, por meio da Escola de Saúde Pública de Manaus (Esap), e segue até a sexta-feira, 7/7, sempre no turno vespertino.

A diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Semsa, Ivamar Silva, explica que o curso foi desenvolvido com a participação de equipes de diversas áreas técnicas da Semsa, que se revezam à frente das atividades. O conteúdo, ela informa, traz um panorama abrangente da gestão municipal de saúde, enfocando temas como missão, valores e organização da Semsa, Política Nacional de Atenção Básica, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, novas tecnologias e modernização de processos de trabalho, entre outros.

“Entraremos no último dia discutindo a Semsa enquanto espaço de formação de seus servidores, para que o usuário do SUS tenha o melhor serviço disponível, na defesa do direito à saúde da nossa população”, assinalou a gestora.

A médica de Família e Comunidade, Ana Carolina Cruz, foi uma das profissionais a participar da segunda turma do curso introdutório voltado aos novos servidores da Semsa. Ela apontou a atividade de acolhimento como fundamental para o melhor entendimento acerca da estrutura organizacional e das diretrizes da pasta municipal entre os profissionais participantes.

“Minhas expectativas são altas, eu fiz Medicina de Família e Comunidade, então eu aprendi a atuar na tensão primária e eu quero somar aqui com a saúde de Manaus, realmente aprender muito no curso”, declarou.

Fotos – Graziela Praia / Semsa

Post Relacionado

Mais de 250 mil estudantes da rede municipal de Manaus voltaram às aulas para o segundo semestre de 2022

Victória Farias

Em primeiro ano de atuação, ‘Asfalta Manaus’ cumpre meta de gestão e alcança mais de 2 mil ruas na capital

victoria Farias

Prefeitura participa do ‘Câmara Cidadã’ com serviço de emissão de cartões gratuitos à população

Patrick da Silva FARIAS