A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, na manhã desta terça-feira, 14/11, um passeio ao Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado no Paço da Liberdade, no centro histórico da cidade, a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Centro-Sul.
Ao longo da visita, os adolescentes puderam conhecer diversos espaços histórico-culturais e de valorização da cultura amazonense abertos ao público, como as salas “Afluentes do Tempo”, “Mercado” e “Sala dos Prefeitos”, além de participar de exposições tecnológicas como o “Banho de Origens”, onde os jovens puderam conferir os depoimentos de pessoas de outras nacionalidades que optaram por viver em Manaus.
“Nosso objetivo, hoje, é garantir que nossos adolescentes tenham conhecimento da historicidade de Manaus e de tudo que há de belo nos espaços culturais da cidade. Ainda que esses espaços tenham acesso gratuito, muitos desses jovens acabam não tendo condições para se locomover de suas casas até esses locais, então é muito importante, para nós, que haja essa promoção de cultura e cidadania”, explicou a coordenadora do Creas Centro-Sul, Maria José Rebouças.
De acordo com a psicóloga do equipamento, Nárcia Rocha, os passeios e atividades realizadas externamente pelo Creas são formas eficazes e interessantes de promover uma “quebra” na rotina dos adolescentes atendidos e estimular novas percepções de vida, levando a reflexões internas acerca da própria identidade cultural e cívica.
“Esse tipo de passeio promove um conhecimento cultural muito valioso para nossos adolescentes, pois lhes abre um novo horizonte de ideias, de percepções sobre o que significa ser cidadão e ter visões de mundo diferentes. Nossos resultados com as atividades externas têm sido muito positivos e eles sempre ficam ansiosos por mais, o que é muito gratificante”, afirmou.
O estudante Rodrigo, de 15 anos, destacou as salas que mais lhe interessaram durante o passeio e expressou a vontade de voltar mais vezes ao museu. “Foi muito legal, porque acabei tendo contato com muitas coisas que eu não conhecia antes. A Sala dos Prefeitos foi minha favorita, gosto muito de História e agora só penso em voltar para cá, assim que for possível”, concluiu.
Visitação
As visitações ao Museu da Cidade de Manaus ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h20, com agendamento prévio para grupos e escolas, podendo ser realizado pelo e-mail museu.manaus@gmail.com.
Foto – Diego Lima / Semasc