A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e da Divisão do Centro Regional de Saúde do Trabalhador (Divcerest), iniciou, nesta quarta-feira, 20/3, a programação do 1º Encontro do Menor Aprendiz. O evento contou com ciclo de palestras sobre cuidado e qualidade de vida no trabalho, tendo como público-alvo adolescentes e jovens atendidos pela instituição Pró-Menor Dom Bosco.
A programação segue até a próxima sexta-feira, 22, nas instalações do Pró-Menor Dom Bosco, localizado no bairro Zumbi dos Palmares, zona Oeste de Manaus, e vai atender 1.200 pessoas, entre jovens-aprendizes e participantes dos projetos sociais da instituição, com a realização de palestras e oferta de vacinas.
Durante o evento, o chefe da Divcerest, Jean Maximynno Lopes, explicou que a programação do evento foi elaborada com o objetivo de abordar questões de ambiente e processo de trabalho, com ações voltadas para o Abril Verde, que é uma iniciativa para conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança do trabalho.
“A Semsa Manaus, por meio do Divcerest e o apoio do Distrito de Saúde Leste, veio até aqui trazendo ações de Educação em Saúde relacionadas ao trabalho, ambiente, adoecimento e primeiro emprego, aproveitando a oportunidade para incentivar a vacinação e apoiar as ações do Março Lilás, movimento voltado à conscientização e combate ao câncer do colo de útero”, informou Jean Lopes.
De acordo com o diretor do Pró-Menor Dom Bosco, padre Angel Manuel Martin Nieto, a instituição atende adolescentes e jovens de 12 a 22 anos, em situação de vulnerabilidade social, em diferentes projetos, e ações como o evento coordenado pela Semsa contribuem na educação dos jovens que estão em preparação para a vida.
“Muitos elementos participam da formação dos jovens. A instituição busca parcerias e apoio com outras instituições que, ao longo do ano, trazem apresentações e palestras para fortalecer alguns desses elementos que darão consistência a esse conjunto de formação”, afirmou padre Angel Martin.
As palestras promovidas pela Semsa abordam temas como: Trabalho Infantil e suas repercussões na saúde; Desvendando o corpo, Sexo seguro e relações saudáveis; Segurança alimentar; e Saúde Bucal.
“O Disa Leste vai participar da ação nesses três dias, em que os adolescentes e jovens serão divididos em seis turmas, no horário da manhã e tarde, apoiando a realização das palestras e ofertando serviços de vacinação e distribuição de kit odontológico. É uma forma de apoiar as ações que serão desenvolvidas em alusão à campanha Abril Verde”, informou a chefe do setor de Análise de Situação de Saúde do Disa Leste, Kátia Maria Menezes da Cruz.
Foto – Divulgação/Semsa