Com o objetivo de levar educação e segurança aos motociclistas, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), participou, nesta quarta-feira, 24/9, do evento “Pit Stop Educativo para Motociclistas”, realizada em parceria com a Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), no Clube do Trabalhador do Sesi, na zona Leste da cidade.
Durante a ação, equipes de educação para o trânsito do IMMU apresentaram jogos interativos e orientaram os condutores sobre práticas seguras ao pilotar na capital. A ação, que faz parte da Semana Nacional de Trânsito, continua, nesta quinta-feira, 25/9, com a distribuição de brindes e mais atividades de conscientização.
A importância do evento foi reforçada pelo diretor-presidente do IMMU, Arnaldo Flores, que revelou dados sobre os acidentes de trânsito na cidade. “Desde o dia 18, tenho participado de eventos relacionados à Semana Nacional de Trânsito. Ontem, recebi dados estatísticos do Samu: de janeiro a agosto de 2025, foram registrados 10.759 atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito. Desses, aproximadamente 76% envolveram motocicletas”, destacou Flores.
O diretor-presidente enfatizou a necessidade de parcerias. “Refletimos sobre o desafio que se apresenta. Gostaríamos de parabenizar a Abraciclo por esta iniciativa. Reconhecemos o desafio que exige a colaboração de diversos órgãos. A atuação conjunta e a contribuição do IMMU são fundamentais para o enfrentamento desta questão”, concluiu.
O motociclista de aplicativo Ricardo Vasques, 36 anos, contou sua experiência no evento. “Achei muito importante, principalmente em relação à velocidade e aos acidentes. Isso me fez refletir sobre a situação dos motociclistas e a importância de ficar atento. Um momento como este, um ‘pit stop’, é essencial para conscientizar”, destacou.
Texto – Alisson Castro/IMMU
Foto – Divulgação