Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura orienta sobre certificados de remembramento e desmembramento de terrenos pelo Implurb em Manaus

Prefeitura de Manaus , por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), reforça a importância de seguir os trâmites legais para regularizar modificações em lotes urbanos, como o remembramento e o desmembramento. Esses procedimentos fazem parte do ordenamento do território urbano e são essenciais para garantir que o uso e ocupação do solo estejam de acordo com as normas estabelecidas no Plano Diretor da capital, respeitando a Lei Complementar nº 004/2014.

A lembrança é o processo de unificação de dois ou mais lotes contíguos, transformando-os em um único terreno maior. Essa prática é comum em empreendimentos que definem uma área mais ampla para construção, como residenciais multifamiliares, edificações comerciais, centros logísticos ou mesmo para fins de regularização fundiária. A aprovação da lembrança é obrigatória e deve ser feita junto ao Implurb antes de qualquer intervenção física no local.

Já o desmembramento corresponde ao processo inverso, ou seja, a divisão de um terreno maior em dois ou mais lotes menores, desde que respeitados os parâmetros urbanísticos, como área mínima permitida, acesso à via pública e disponibilidade de infraestrutura. Esse processo é muito utilizado por proprietários que desejam fracionar seus imóveis para fins de venda ou para construção individualizada. A formalização do desmembramento também é obrigatória e passa pela análise técnica do Implurb.

“Arquitetos, engenheiros e um técnico de edificação podem fazer os projetos de memoriais e apresentar no Implurb. Após a análise e a expedição da certidão final, o proprietário pode ir ao cartório e registrar o terreno”, explicou o gerente de Parcelamento do Solo (GPS) do Implurb, Cláudio Belém.

Processos

Para ambos os processos, o interessado deve protocolar requerimento padrão junto ao instituto, contendo dados completos do proprietário, procurador e/ou responsável técnico, como nome, telefone, celular e e-mail. É necessário apresentar uma certidão atualizada da matrícula da Gleba emitida pelo cartório de registro de imóveis (com validade de até 180 dias) de cada lote envolvido. Quando o imóvel estiver localizado na área da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), o Termo de Reserva de Área poderá substituir a certidão de matrícula.

Também é aplicada a Certidão Negativa do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) ou o guia de quitação atual. Caso o imóvel esteja em situação de autorização ou negociação de subsídios, poderá ser apresentado a CPD – Certidão Positiva com Efeito de Negativa expedida pela Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef). A apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), ou do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), no caso de profissionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amazonas (CAU-AM), é obrigatória para atestar a legalidade e responsabilidade técnica dos projetos.

A documentação técnica inclui a planta de situação da área, planta individual de cada lote envolvida com indicação de área, perímetro, confrontos, curvas de nível e cursos d’água (quando para o caso), além da planta final do novo lote (em caso de lembrança) ou dos lotes resultantes (em caso de desmembramento). Todos os projetos devem ser assinados pelo proprietário e pelo responsável técnico, e devem vir acompanhados dos respectivos memoriais descritivos e arquivos digitais, além dos documentos exigidos na legislação.

Todo o trâmite deve ser formalizado presencialmente no balcão de atendimento do Implurb. Para maior agilidade na comunicação, os solicitantes deverão indicar um e-mail válido. O acompanhamento do processo pode ser feito on-line, pelo endereço http://implurb.manaus.am.gov.br/consulta-de-processos .

O atendimento presencial é feito das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), para tirar dúvidas dos requerentes.

Foto – Maxwell Oliveira/Implurb

Post Relacionado

Visa Manaus apreende 13 toneladas de alimentos com prazo de validade adulterado na zona Leste

victoria Farias

Prefeitura de Manaus trabalha na recuperação de rede de drenagem no bairro São José Operário

victoria Farias

Prefeitura de Manaus promove evento para encerrar atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e Múltipla

Victória Farias