Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura oferta serviços de saúde ao público feminino na zona Norte, no ‘Dia D do Outubro Rosa’

Com o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre as formas de prevenção, tratamento e fatores de risco para o câncer de mama e para o câncer do colo do útero, a Prefeitura de Manaus reforçou a oferta de serviços e ações de Educação em Saúde, na zona Norte da capital, neste sábado, 21/10, com a mobilização de três Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, que atua nas regiões de vazios assistenciais à saúde daquela zona geográfica da capital.

A ação “Dia D do Outubro Rosa” mobilizou as equipes da clínica de saúde da família Carmen Nicolau, localizada no bairro Lago Azul, as UBSs Áugias Gadelha, no bairro Cidade Nova, e Sálvio Belota, no Santa Etelvina, e também a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, instalada no conjunto Manauara, também no Santa Etelvina, encerrando a programação de intensificação realizada, nos três sábados do mês de outubro, pelas equipes da  Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A técnica da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Vera Hoshiba, explicou que o “Dia D” foi planejado com o objetivo de ampliar ainda mais o acesso ao público feminino, que durante a semana dispõe de pouco tempo para fazer atendimentos e exames de saúde, mas a campanha se estende até o fim do mês de outubro nas unidades da Semsa.

“A programação de intensificação, realizada nesses três últimos sábados, se encerra hoje, mas o ‘Outubro Rosa’ continua nas unidades de saúde, com a coleta dos preventivos do câncer do colo do útero, mamografia, quando necessário, e outros serviços. Ressaltamos às mulheres a importância de, além de realizar, buscar os resultados dos exames, para que haja um acompanhamento para o caso de alguma alteração, essa paciente recebe o atendimento e as orientações necessárias”, alertou Vera.

Além da intensificação da oferta de exames clínicos de mamas, as usuárias tiveram acesso a consultas médicas e de enfermagem, consultas de pré-natal, exame clínico das mamas, mamografias, que nas unidades convencionais foram solicitadas via Sisreg, ultrassonografia, orientações sobre planejamento reprodutivo, vacinação, dentre outros serviços.

A aposentada Mimma Novelino, que buscou atendimento na Unidade Móvel de Saúde da Mulher, apontou que a praticidade foi um dos aspectos positivos.

“Cheguei aqui, apresentei meus documentos, não enfrentei fila, e fiz meus exames. Tudo rápido e prático. Agora, estou feliz e com a minha consciência tranquila. Essas unidades são muito boas, porque resolvem essa dificuldade que a gente tem de ir nas UBSs”, resumiu.

A responsável técnica pela Unidade Móvel de Saúde da Mulher que percorre a zona Norte, Dara Luiza de Oliveira, salientou que, embora o “Outubro Rosa” seja um reforço às mulheres  sobre a importância do autocuidado, toda a sociedade precisa se envolver com a saúde feminina.

 “O Outubro Rosa é o período em que alertamos, sensibilizamos e reforçamos que as mulheres precisam se cuidar. Mas, essa missão acontece o ano inteiro. As mulheres costumam priorizar o cuidado com os filhos, companheiros, com os pais, mas costumam não olhar para si. Elas precisam criar um espaço, um tempo para se cuidar. E nós, profissionais de saúde, estamos sempre lembrando disso e prestando um atendimento humanizado. O autocuidado é uma grande prova de amor próprio”, alertou.

Foto – Alexandre Pinheiro / Semsa

Post Relacionado

PC-AM prende indivíduo envolvido em extorsão e sequestro ocorrido em janeiro deste ano

victoria Farias

’Asfalta Manaus’ chega ao Centro com trabalhos noturnos

victoria Farias

Ageman solicita que concessionária de água apresente solução para problemas de baixa pressão no conjunto Nova República

victoria Farias