Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura monitora vagas especiais em supermercados de Manaus

Com o objetivo de assegurar a acessibilidade e o direito ao estacionamento reservado, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou uma operação de fiscalização focada nas vagas especiais em supermercados situados na zona Centro-Sul da cidade. Na ocasião, 24 veículos foram autuados por estacionamentos irregulares.

O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, destacou a seriedade da fiscalização. “Essa operação é importante para assegurar que as vagas destinadas a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida sejam de uso exclusivo dos que necessitam. Ainda observamos um grande número de infrações, o que reforça a importância do nosso trabalho em conscientizar a população e garantir o cumprimento das normas”, comentou Ventilari.

Os agentes fiscalizaram os supermercados DB, Baratão da Carne, no Parque 10 de Novembro; Assaí, Atack e Nova Era, na avenida das Torres; o supermercado Atack, na avenida Professor Nilton Lins; Carrefour, no bairro Flores; além do Fórum Henoch Reis e do Tribunal Regional Eleitoral, todos esses estabelecimentos possuem vagas especiais de idosos e para pessoa com deficiência.

Essas ações fazem parte de uma campanha mais ampla de conscientização e respeito às leis de trânsito, visando não apenas a aplicação de penalidades, mas, principalmente, a educação dos motoristas para uma convivência harmoniosa e respeitosa no trânsito da cidade.

“Acreditamos que a educação é a chave para a mudança de comportamento que esperamos ver nos motoristas de Manaus. Estamos comprometidos em fazer de Manaus um exemplo de cidade acessível para todos”, concluiu Ventilari, reiterando o compromisso da gestão municipal em promover a inclusão e o respeito às necessidades de todos os cidadãos.

Credencial

Para obter a credencial que autoriza estacionamento em vaga especial, os idosos precisam apresentar os seguintes documentos: comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF. Para as pessoas com deficiência devem ser apresentados também o laudo médico, constando diagnóstico, CID, carimbo e assinatura do médico especialista.

A credencial pode ser adquirida gratuitamente, de segunda a sexta-feira, na sede do IMMU, na avenida Urucará, nº 1.180, bairro Cachoeirinha, zona Sul, das 8h às 14h. O cartão que identifica o beneficiado para vagas especiais é específico para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes e tem validade de cinco anos.

A Prefeitura de Manaus reforça o apelo aos condutores para que respeitem as sinalizações de trânsito e contribuam para uma cidade mais acessível, ressaltando que o cumprimento das normas de estacionamento em vagas especiais é fundamental para garantir os direitos e a mobilidade de todos os cidadãos.

Foto – Divulgação /IMMU

Post Relacionado

Em 20 meses, Prefeitura de Manaus aprovou 2,4 milhões de metros quadrados em alvarás de construção

Victória Farias

Prefeitura de Manaus divulga nova edição de informe epidemiológico de arboviroses

victoria Farias

Prefeitura e governo assinam termo de cessão de uso de imóvel para novo equipamento socioassistencial

victoria Farias