Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura lança Edital do ‘14º Prêmios Literários Cidade de Manaus 2025’

Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), lança, nesta quinta-feira, 18/12, o Edital do “14º Prêmios Literários Cidade de Manaus 2025”, que busca valorizar e premiar obras inéditas de autores e autoras residentes no Estado do Amazonas.

O certame é regido pela Lei nº 2.960/22, recentemente alterada pela Lei nº 3.580, de 10 de dezembro de 2025. As mudanças representam uma conquista para a classe literária, garantindo que os recursos sejam destinados exclusivamente a obras amazonenses. O investimento é oriundo do Fundo Municipal de Cultura.

Para ter acesso ao Edital e toda a documentação necessária para inscrição, o (a) proponente deverá acessar o site: https://www.portadaculturamanaus.com.br/editais/premios-literarios.

Mais informações poderão ser acessadas pelos canais oficiais do Concultura: https://concultura.manaus.am.gov.br/ e https://www.instagram.com/conculturamao/.

“Os ‘Prêmios Literários Cidade de Manaus’ reafirmam o compromisso da prefeitura com a valorização da produção intelectual amazonense, fortalecendo nossa identidade cultural e garantindo que a voz dos nossos escritores e escritoras seja reconhecida e preservada para as futuras gerações”, afirmou o presidente do Concultura, Tony Medeiros.

Categorias

O edital contempla dez categorias de premiação: Prêmio Álvaro Maia, destinado ao melhor romance ou novela; Prêmio Arthur Engrácio, para o melhor livro de contos; Prêmio Péricles Moraes, voltado ao melhor livro de crônicas; Prêmio Violeta Branca Menescal, que reconhece o melhor livro de poesia; Prêmio Samuel Benchimol, para o melhor livro de ensaios; Prêmio Áureo Nonato, dedicado ao melhor livro de memória e/ou jornalismo literário; Prêmio Alfredo Fernandes, destinado à melhor obra de literatura infantojuvenil; Prêmio Álvaro Braga, para o melhor livro de teatro; Prêmio Mário Ypiranga Monteiro, que premia o melhor ensaio sobre tradições populares; e Prêmio Djalma Batista, voltado à melhor obra de temática amazônica.

Entre as regras principais estão: cada autor(a) poderá se inscrever em apenas uma única categoria, sendo permitida a apresentação de apenas uma obra; e não serão aceitas inscrições em coautoria.

Vale ressaltar que a premiação poderá ser concedida mesmo que haja apenas uma obra inscrita na categoria, desde que esta seja considerada apta pela comissão julgadora.

Cronograma

O cronograma do edital prevê a publicação no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 18 de dezembro de 2025. A fase de consulta pública e impugnação do edital ocorrerá até 23/12.

As inscrições estarão abertas no período de 26/12 a 14/1. A análise das obras será realizada de 15/1 a 13/2. A publicação dos resultados no DOM está prevista para o dia 23/2, com prazo de até dez dias após essa publicação para interposição de recurso administrativo.

O resultado final será divulgado em 9/3, e o envio da documentação deverá ser feito até o dia 19/3.

Os “Prêmios Literários Cidade de Manaus” são um dos mais importantes instrumentos de valorização da produção literária regional e reafirmam o compromisso da Prefeitura de Manaus com o fortalecimento da cultura e da identidade amazônica.

Texto e foto – Divulgação/Concultura

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus avança na elaboração do Plano de Ação Climática

victoria Farias

Trânsito terá interdição temporária na avenida Major Gabriel

blitzamazonico

Programa ‘Asfalta Manaus’ recupera ruas da comunidade Nossa Senhora de Fátima

Victória Farias