Blitz Amazônico
Prefeitura de Manaus

Prefeitura investe em tecnologia e sustentabilidade para eficiência do transporte público oferecido à população

Tecnologia, conforto e sustentabilidade foram priorizados pela gestão do prefeito David Almeida nesses 1.000 dias de trabalho na área da mobilidade urbana de Manaus. Foram mais de 250 ônibus novos, entre  convencionais e elétricos, investimento em terminais de integração de ônibus, paradas e abrigos, tudo para garantir mais eficiência do transporte público da cidade.                            

Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tem demonstrado um compromisso renovado com a melhoria da infraestrutura de transporte público da cidade. 

Entre as ações em andamento desde o início da atual gestão, em 2021, no transporte público, destacam-se as reformas de 106 abrigos de ônibus, a criação de 529 novos pontos de parada e manutenções pontuais em 80 abrigos existentes. 

Para a industriária Jackeline Teles, a reforma nos abrigos de ônibus tem protegido bastante os passageiros. “Ainda bem que a prefeitura fez essa reforma nos pontos de ônibus, porque o sol está muito quente. E esse local reformado está ajudando a gente a esperar os ônibus com mais tranquilidade e não ficar muito exposto nesse calor, que já está demais”, disse a usuária.

Além disso, a prefeitura revitalizou 54 terminais de integração de ônibus, garantindo que os passageiros tenham uma experiência mais agradável e segura ao transitar pela cidade.

Destaque para o Terminal de Integração 2 do bairro Cachoeirinha, o T2, entregue em abril deste ano, totalmente revitalizado, para atender mais de 25 mil usuários do transporte coletivo. Dentre inúmeras melhorias, ganhando nova identidade visual e pintura completa, conta ainda com monitores que mostram o horário dos ônibus em tempo real, em conexão com o aplicativo “Cadê meu ônibus”. 

Compromisso

“A gestão municipal reconhece profundamente a relevância do transporte público na estrutura da mobilidade urbana. Desde o início do nosso trabalho, firmamos o compromisso com a melhoria contínua desse modal. Temos trabalhado sempre em busca de inovações e soluções sustentáveis, com o objetivo de atender às crescentes demandas da população e contribuir para uma Manaus mais integrada e acessível para todos”, disse o prefeito David Almeida. 

Dentro dos 1.000 dias, o principal investimento no transporte coletivo foi a aquisição de 253 novos ônibus, refletindo o compromisso contínuo com a modernização e a eficiência do transporte público. Esses veículos, equipados com tecnologia de ponta, câmeras de segurança, 60% menos poluentes, se juntam à frota existente, que, agora, conta com mais de 1.141 ônibus. Esse sistema de segurança já auxiliou na redução de 34% no número de assaltos, somente nos seis primeiros meses de 2023.  

“Estamos comprometidos em transformar o transporte público em Manaus. Cada reforma, cada novo ponto de ônibus, é um passo em direção a um sistema mais eficiente e confortável para todos. Dentro dos 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, vários investimentos no transporte público vêm sendo realizados por essa gestão e beneficiando milhares de usuários”, destacou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins. 

Todo esse investimento feito pela atual gestão desempenha um papel importante na mobilidade urbana, garantindo que os usuários tenham acesso a um transporte seguro, confortável, significativo e confiável. Além disso, com a expansão da frota, houve uma melhora na frequência e na cobertura das rotas, beneficiando tanto as zonas urbanas quanto rurais da cidade.

Fotos – Divulgação / IMMU

Post Relacionado

Prefeitura de Manaus leva apresentação musical com saxofone para idosos da Fundação Doutor Thomas

victoria Farias

Prefeitura de Manaus lança enquete de Natal no túnel instagramável da Ponta Negra ‘#SextouComNeve?’

victoria Farias

Segundo dia da “Semana do Regulado” da Visa Manaus traz orientações ao segmento de panificação

blitzamazonico